As novas regras para o open finance, sistema de compartilhamento de dados do Banco Central (BC), devem facilitar a implementação do Pix por aproximação, com lançamento programado para fevereiro de 2025. Segundo o diretor de regulação da autoridade monetária, Otávio Damaso, o arcabouço regulatório lançado em julho deste ano impulsionará os sistemas de pagamento.
“O mais notório é o Pix por aproximação, que dentro do arcabouço do open finance é um modelo muito mais leve, mais eficiente, com menos custo para a sociedade e, inclusive, para o próprio empreendedor, para o próprio lojista”, disse o diretor nesta sexta-feira (13/9) na abertura da ABFintechs.
Um desafio, de acordo com o diretor de regulação, é ampliar o uso do sistema entre pessoas jurídicas. “Quando a gente olha a experiência do Reino Unido, vemos que por lá o desenvolvimento ocorreu mais rápido para pessoas jurídicas do que para pessoas físicas. No caso brasileiro, houve um uso proliferado de forma mais intensa no caso de pessoa física. Mas, no caso de pessoa jurídica, a gente vê um mar de oportunidades de casos de uso que podem ser implementados, facilitando muito a vida do PJ”, afirmou.
“Esse é um tema que está no nosso radar, que a gente vai trabalhar em conjunto com todos que participam do ecossistema (do open finance), para ver como que a gente pode melhorar ainda mais e até difundir os casos de uso internacionais, principalmente no caso do Reino Unido, envolvendo o open finance com pessoa jurídica”, completou.
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.