Em dias quentes e secos, a tendência é deixar a alimentação equilibrada de lado para aliviar o calor com opções mais geladas, como bebidas refrescantes, sorvetes e smoothies. No entanto, fazer refeições saudáveis deve ser um hábito constante.
De acordo com Luiza Amaral, nutricionista da Liv Up (foodtech brasileira de comida saudável), comer bem, principalmente em períodos de temperaturas extremas, impacta diretamente na produção de energia e na sensação de bem-estar.
“Uma das melhores alternativas em dias de alta temperatura é apostar nos alimentos que auxiliam na redução do calor, como saladas, proteínas leves, frutas frescas, sopas frias e congelados saudáveis. Também é importante lembrar sempre de reforçar a hidratação e evitar o consumo de alimentos pesados, ultraprocessados, ricos em gordura e açúcar”, explica.
Pensando nisso, a profissional ensina 5 receitas fáceis e leves, aliando nutrição e refrescância em cada prato. Confira!
Salada
Molho
Em um recipiente grande, coloque a alface-romana, os croûtons, o queijo parmesão e as tiras de frango e misture. Reserve. Em outro recipiente, coloque os ingredientes do molho e, com a ajuda de um garfo, mexa até obter uma consistência homogênea. Despeje o molho sobre a salada e sirva em seguida.
Em uma frigideira, coloque as tortilhas e leve ao fogo médio para aquecer. Desligue o fogo e, com a ajuda de uma colher, espalhe uma camada de homus em cada uma das tortilhas. Após, distribua de forma uniforme o pepino, a cenoura, as folhas verdes, o tomate e o abacate sobre os discos. Tempere com sal e azeite. Dobre as bordas das tortilhas para dentro e enrole. Corte ao meio, na diagonal, e sirva em seguida.
Salada
Molho
Em um recipiente, coloque as folhas verdes, a hortelã e o manjericão e misture. Acrescente os morangos, o pepino, o queijo feta, as nozes e o abacate e o frango sobre as folhas e reserve. Em um recipiente, coloque os ingredientes do molho e bata até obter uma consistência homogênea. Despeje a mistura sobre a salada e sirva em seguida.
Em um liquidificador, coloque o abacaxi, o leite de coco e o xilitol e bata até obter uma consistência cremosa e suave. Adicione o suco de limão e bata novamente para incorporar. Transfira o sorvete para um recipiente hermético e leve ao congelador por 2 horas. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque a quinoa e a beterraba. Cubra com água, coloque sal e leve ao fogo médio. Ferva por 18 minutos e desligue o fogo. Escorra a água e reserve. Em outra panela, coloque o brócolis, cubra com água, coloque sal e leve ao fogo médio para ferver. Cozinhe por 1 minuto e desligue o fogo. Com a ajuda de uma escumadeira, retire os floretes da panela e mergulhe-os em um recipiente com água e gelo para interromper o cozimento. Em um recipiente grande, coloque a salsinha, a cebola, o sal, o azeite e o suco de limão e mexa para incorporar. Junte a quinoa, a beterraba e os brócolis e misture. Sirva em seguida.
Por Juliana Oliveira
Fonte: correiobraziliense
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.