24 de Novembro de 2024

Suspeito de planejar assassinato de Netanyahu é preso em Israel


A Polícia de Israel anunciou, nesta quinta-feira (19/9), ter prendido um homem suspeito de planejar o assassinato do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Embora tenha sido divulgada nesta quinta, a prisão ocorreu no mês passado, de acordo com a polícia.

Ainda de acordo com a segurança de Israel, em um comunicado conjunto com o Shin Bet – o serviço secreto do país –,  um possível assassinato de Netanyahu seria feito a mando do Irã. O homem, que não teve a identidade revelada, teria morado na Turquia. No país, segundo investigações da segurança israelense, ele foi apresentado um empresário iraniano chamado Eddy.

Os dois conversaram, inicialmente, por meio de uma ligação telefônica. O primeiro contato pessoal entre o cidadão de Israel e o suposto agente do Irã ocorreu em maio deste ano. Na reunião, o israelense foi apresentado a outro suposto agente iraniano chamado Haja.

É que, de acordo com a polícia, o agente Eddy teria convidado o israelense a realizar missões para o regime iraniano dentro do território de Israel como a transferência de dinheiro e armas, além de identificar e fotografar potenciais locais para ataques em massa.

Entre as missões, uma proposta para assassinar o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Os agentes iranianos, segundo o comunicado da polícia e do Shin Bet, também teriam apontado o nome de outras autoridades de Israel que deveriam ser mortas, como o ministro da Defesa, Yoav Gallant, e o chefe do Shin Bet, Ronen Bar.

Para completar as missões contra autoridades israelense, o homem contatado pelos agentes iranianos teria cobrado um adiantamento de US$ 1 milhão. Segundo a polícia, os agentes iranianos recusaram pagar a quantia.

Outros valores, porém, foram pagos ao israelense que planejava matar autoridades, de acordo com a polícia de Israel. Foram pagas quantias de 5 mil euros (cerca de R$ 27 mil) por participar das reuniões. 

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.