05 de Outubro de 2024

DIU realmente funciona? Veja a eficácia do método contraceptivo


O dispositivo intrauterino (DIU) pode ser inserido em qualquer momento da vida reprodutiva, inclusive em mulheres que não tiveram filhos, desde que esteja descartada a possibilidade de gravidez. Segundo o Ministério da Saúde, o método contraceptivo tem eficácia acima de 99% — índice maior ao da pílula anticoncepcional e equivalente à laqueadura.

O DIU com cobre pode ser utilizado por até 10 anos. O cobre tem ação espermaticida, ou seja, destrói os espermatozóides, impedindo sua penetração no útero. Já o DIU com hormônio libera a progesterona no útero gradualmente por cinco anos. Esse hormônio altera a secreção do colo uterino, impedindo a penetração dos espermatozóides.

"O DIU provoca mudanças no endométrio pela liberação de íons de cobre na cavidade uterina, levando a uma ação inflamatória e citotóxica com efeito espermicida, ou seja, impede a passagem dos espermatozoides, agindo antes da fecundação. Também aumenta a concentração de cobre no muco cervical, ocasionando uma dificuldade de mobilidade para os espermatozoides, e causa alteração de mecanismos das trompas, o que dificulta a movimentação do óvulo em direção ao útero e à fecundação", explica o Ministério da Saúde.

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia destaca que o uso de DIU é reversível, ou seja, pode ser interrompido se houver o desejo pela maternidade. Quando retirados, ocorre o retorno rápido da fertilidade pré-existente, não importando por quanto tempo a pessoa utilizou o método.

Para colocar o dispositivo intrauterino é necessário que a mulher não apresente nenhum sinal ou sintoma de gravidez. A inserção do DIU é feito por profissionais de saúde. Veja os critérios:

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.