04 de Outubro de 2024

Entenda a importância da classificação de risco da Moody’s para o Brasil


A melhora da classificação pode ter impactos diretos na economia brasileira. Caso o país retome o grau de investimento, grandes fundos de investimento internacionais, que hoje estão proibidos de investir em países sem essa classificação, voltariam a direcionar recursos ao Brasil. 

A melhora na percepção de risco também tende a baixar os juros que o país paga para captar recursos no mercado internacional, o que pode reduzir a dívida pública e aumentar os investimentos em áreas prioritárias.

A Moody’s é uma das principais agências de classificação de risco do mundo, sendo responsável por avaliar a capacidade de crédito de países e empresas. A nova classificação ainda indica um "grau especulativo" — o que aponta que o Brasil está menos vulnerável ao risco no curto prazo, mas segue enfrentando incertezas em relação a condições financeiras e econômicas adversas. 

A revisão ocorre uma semana após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se encontrarem com as agências de risco em Nova York, durante a viagem da comitiva brasileira aos Estados Unidos para a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

Na ocasião, o chefe da equipe econômica declarou que "não faz sentido o país não ter grau de investimento”. Ontem, após a divulgação, Haddad comemorou a elevação da nota e ressaltou que o país está a um degrau do selo de bom pagador, mas reconheceu a necessidade de um trabalho nas receitas e despesas.

 

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.