19 de Janeiro de 2025

7 receitas da dieta mediterrânea para o jantar


A dieta mediterrânea prioriza comidas naturais e saudáveis, que favorecem tanto a saúde quanto o emagrecimento. Por volta dos anos 50, pesquisadores foram a Creta, ilha grega, e perceberam que os habitantes de lá tinham menos problemas de saúde quando comparados com os americanos e os britânicos. “Esses fatores foram atribuídos ao padrão alimentar dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo e até hoje é uma dieta estudada e publicada como favorecedora do aumento da longevidade”, afirma a nutricionista Daniela Medeiros.

A seguir, confira 7 receitas da dieta mediterrânea para um jantar mais saudável, equilibrado e saboroso! 

Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Acrescente os tomates, as folhas de manjericão, a água, a folha de louro e o sal e misture bem. Cozinhe por 20 minutos após levantar fervura. Desligue o fogo, espere esfriar, transfira a sopa para o liquidificador e bata até triturar bem. Com a ajuda de uma peneira, coe a sopa e disponha novamente na panela. Leve ao fogo médio para aquecer e sirva decorada com coentro picado. 

Em um recipiente, coloque o grão-de-bico, os tomates, a cebola, a salsinha, o bacalhau, o sal e misture bem. Tempere com suco de limão e azeite e mexa para incorporar com os demais ingredientes. Leve à geladeira por 2 horas. Sirva em seguida. 

Em um recipiente, coloque os filés de merluza e tempere-os com sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Deixe descansar por 15 minutos. Após, unte uma assadeira com azeite e disponha os filés. Junte o pimentão, a cebola, os tomates, o cheiro-verde, o orégano e misture bem. Regue o peixe com azeite, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a temperatura média por 20 minutos. Sirva em seguida. 

Em uma panela, coloque a quinoa, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar até ficar macia. Escorra a água e disponha a quinoa em um recipiente. Adicione o pepino, o tomate e misture bem. Tempere com sal, pimenta-do-reino, suco de limão, azeite e misture bem. Polvilhe com salsinha e coentro e sirva em seguida. 

Em um recipiente, coloque as castanhas-de-caju, cubra-as com água e deixe-as de molho por 8 horas. Após, escorra a água, transfira as castanhas-de-caju para o liquidificador, adicione o suco de limão, o alho, o sal, a salsinha, o orégano, o manjericão e, aos poucos, a água morna. Bata até obter uma consistência homogênea. Transfira o patê para um recipiente e sirva em seguida. 

Em uma assadeira, coloque as berinjela com a parte cortada para cima. Regue com azeite de oliva e tempere com sal e pimenta-do-reino. Leve ao forno preaquecido a 200°C até que as berinjelas estejam macias e levemente douradas.

Em uma tigela, misture o tahine, o suco de limão, o alho amassado e uma pitada de sal. Adicione água aos poucos, misturando bem até atingir a consistência desejada. Retire as berinjelas do forno e transfira para um prato de servir. Regue generosamente com o molho de tahine. Decore com salsa ou coentro fresco. Sirva em seguida.

Em uma travessa, coloque a lentilha cozida, a cenoura ralada, o pepino em cubos, os tomates-cereja, a cebola roxa picada, a hortelã e a salsinha. Misture tudo e reserve. Em uma tigela pequena, misture o suco de limão, o azeite de oliva, o sal e a pimenta-do-reino até obter um molho consistente. Regue a salada com o molhe e misture até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Leve à geladeira por 30 minutos. Sirva em seguida. 

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.