23 de Novembro de 2024

6 dicas para lidar com as emoções no início da carreira


No Brasil, mais de 10 milhões de jovens, entre 15 e 29 anos, não estudam nem trabalham, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para muitos, o caminho para o mercado de trabalho é marcado por ansiedade e pressão, o que pode dificultar ainda mais essa transição.

Nesse cenário, o letramento emocional – a habilidade de reconhecer, entender e gerenciar emoções –tornou-se uma ferramenta essencial. Mas como desenvolvê-lo para garantir sucesso e equilíbrio na vida profissional? Isso é o que os especialistas explicam a seguir. Confira!

O autoconhecimento é o ponto de partida. Saber identificar o que desperta ansiedade ou estresse permite que você controle suas reações em momentos de pressão. “Quando os jovens entendem suas próprias emoções, eles conseguem lidar melhor com situações difíceis no trabalho”, explica Wandreza Bayona, especialista em Responsabilidade Social Corporativa, com foco em desenvolvimento e implantação de programas para jovens.

Saber controlar emoções em situações estressantes é uma habilidade crucial no mercado de trabalho. “Técnicas simples como respiração profunda e mindfulness podem ajudar a manter a calma em momentos de alta pressão”, afirma Ariádny Abbud, psicóloga do Instituto de Neuropsicologia e Psicologia Infantil (INPI).

A resiliência – a capacidade de se recuperar de dificuldades – é fundamental para prosperar em um ambiente corporativo desafiador. “Saber aprender com os erros e se adaptar rapidamente faz a diferença na construção de uma carreira de sucesso”, afirma Wandreza Bayona.

No trabalho, a empatia facilita a comunicação e reduz conflitos. “Jovens que conseguem se colocar no lugar dos colegas criam um ambiente mais colaborativo e saudável”, reforça Ariádny Abbud.

O mercado de trabalho está em constante transformação, e a capacidade de se adaptar emocionalmente a essas mudanças pode ser um diferencial competitivo. “Jovens flexíveis e que mantêm o equilíbrio emocional tendem a se destacar”, observa Wandreza Bayona.

Uma boa comunicação é uma habilidade essencial no mercado de trabalho. “A clareza na comunicação emocional fortalece relações e facilita a resolução de problemas”, aponta Ariádny Abbud.

Por Ingrid Souza

Fonte: correiobraziliense

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