19 de Janeiro de 2025

Franquias: treinamento é fundamental para quem quer expandir o negócio


A pesquisa mostra que esses franqueados buscam pelo menos 10 estratégias ao todo. São elas: buscar a expansão via equipe interna; estimular os franqueados para que eles se tornem multifranqueados; promover a solidez dos canais de comunicação; gravar e buscar parcerias para treinamentos contínuos; capacitar a equipe interna da franqueadora; realizar acompanhamento in loco; promover a troca de experiências entre os franqueados; produzir cada vez mais conteúdo; acompanhar os avanços tecnológicos na comunicação; e instituir processos de controle de qualidade.

Já o presidente o Sebrae, Décio Lima, ressalta que essas estratégias mostram como a franquia acaba se tornando um modelo estruturado para quem deseja empreender. “A partir de parcerias importantes como esta, os pequenos negócios passam a ter acesso a conteúdos, orientações e informações mais focados em suas necessidades. Dessa forma, poderão saber como atuar melhor neste mercado e ainda ampliar os seus negócios”, disse.

Após a compra de uma franquia, o sucesso e o colher dos frutos vêm depois de múltiplos fatores bem trabalhados. Localização do negócio, capital de giro e concorrência são algumas das razões pelas quais um franqueado pode ter o crescimento tolhido ou, até mesmo, levar seu negócio ao fracasso. No entanto, uma franquia bem sucedida não depende apenas da atuação do franqueado, que deve seguir as diretrizes das franqueadoras.  

“Sendo assim, franqueados constantemente treinados se adaptam às necessidades da marca com mais facilidade e adquirem autonomia do seu negócio com mais facilidade. É muito comum observarmos que franqueados engajados nos treinamentos têm uma maior propensão a desejar adquirir outra franquia, já que a metodologia embarcada no seu negócio foi assimilada de uma forma mais eficiente”, emendou.

Segundo a sua Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor de Franquias em 2024 da ABF, as operações de franchising no país representaram um acréscimo de 7.473 em relação ao mesmo período de 2023, totalizando 191.376 operações em todo o Brasil. Em relação aos empregos diretos, o setor fechou o ano com 1,6 milhão de postos de trabalho, 4,9% a mais do que no mesmo período do ano anterior.

Apesar da avaliação animadora, um levantamento da Praxis Business trouxe, também neste ano, um dado alarmante: 45% das redes do país investem até R$ 50 mil por ano em treinamentos a seus franqueados. Redes que aplicam mais de R$ 300 mil em treinamentos representam apenas 16,7% da fatia de franqueadoras operando no Brasil. 

Para Márcia Queirós, não há como escapar de treinamento para que haja uma espansão eficiente na franquia. “Uma rede que está começando a ganhar espaço e até os gigantes do mundo dependem do treinamento contínuo para manter a consistência da qualidade do serviço prestado. O McDonald's, por exemplo, é reconhecido por seu extenso programa de treinamento, mesmo com seu histórico de sucesso e reputação da marca aparentemente inabaláveis”, lembrou. 

*A repórter viajou a convite da Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.