Durante discurso para a nação norte-americana nesta quinta-feira (7/11), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu para "baixar a temperatura" política após a vitória de Donald Trump nas eleições americanas. Biden também prometeu uma transição "pacífica" do poder.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
"Algo que espero que possamos fazer, independentemente de em quem você votou, é nos vermos uns aos outros não como adversários, mas como concidadãos americanos. Baixar a temperatura", disse Biden na Casa Branca.
"Uma derrota não significa que estejamos derrotados. Perdemos esta batalha, os Estados Unidos dos seus sonhos estão chamando para que se levantem", apontou. O presidente insistiu em que o sistema eleitoral americano "é honesto, justo e transparente, e pode-se confiar nele, ganhando ou perdendo".
Seu discurso conciliador contrasta com a reação de Trump quando perdeu as eleições, há quatro anos.
Na ocasião, o republicano incentivou seus apoiadores a "lutar como o diabo", antes de centenas deles invadirem o Capitólio, sede do Legislativo, para tentar impedir a certificação da vitória de Biden.
Biden também convidou Trump para visitar a Casa Branca. Será a primeira vez que ambos ficarão frente a frente desde o desastroso desempenho do democrata, de 81 anos, em um debate eleitoral que o obrigou a desistir da disputa à reeleição e passar o bastão à sua vice, Kamala Harris, derrotada nas urnas na última terça-feira.
*Com informações da Agência France-Press
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.