"Os morangos são ricos em fitonutrientes que beneficiam a saúde do coração", disse, em nota, Roberta Holt, pesquisadora-chefe do estudo, publicado na revista Critical Reviews in Food Science and Nutrition. "Nossa revisão descobriu que o consumo regular de morangos não apenas reduz o colesterol, mas também ajuda a reduzir a inflamação, que é um fator-chave para doenças cardíacas. Isso significa que simplesmente adicionar uma xícara de morangos à sua rotina diária pode reduzir significativamente o risco de eventos cardiovasculares."
Bebês
O médico pediatra e cirurgião cardíaco Wesley Medeiros, da Hapvida NotreDame Intermédica, explicou ao Correio que, independentemente da idade, de cinco a 10 morangos por dia são a quantidade indicada para garantir os benefícios. Segundo Medeiros, o alimento pode ser inserido aos 6 meses. “Cabe aos pais o cuidado de fazer disso um hábito para os pequenos”, destaca.
Além da saúde cardíaca, o estudo revelou benefícios para a saúde cerebral. A pesquisa sugere que os morangos podem ajudar a retardar o declínio cognitivo e proteger contra a demência, graças ao seu rico conteúdo de flavonoides. “A pesquisa destaca que a fruta ajuda a retardar o declínio cognitivo e protege contra a demência. Isso ocorre graças ao alto teor de flavonoides e antioxidantes, que combatem o estresse oxidativo, um dos responsáveis pelo envelhecimento cerebral”, explica Wesley Medeiros.
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.