20 de Janeiro de 2025

Juventude se afasta do campo e futuro do agro preocupa entidades em Minas


Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

"O jovem busca melhores condições de vida. Muitas vezes, no campo, ele não encontra essas oportunidades. Por isso, acaba buscando estudos e empregos nas cidades”, afirma Otávio Maia. No entanto, o presidente da Emater-MG alerta que essa expectativa pode ser uma ilusão, pois é comum os recém-formados se mudarem para as cidades e se depararem com condições precárias.

A trajetória de Giovana Oliveira, de 18 anos, é semelhante à de Luiza. A jovem cresceu imersa no agro, em razão da fazenda do pai, localizada a 3 km de Palmópolis, município na Região do Vale do Jequitinhonha, onde morava. Aos 15 anos, também se deslocou para Almenara para cursar técnico em zootecnia no Instituto Federal.

Diferente de Luiza, com os estudos, Giovana afirma que “a paixão só aumentou. Fui adquirindo aprendizados e colocando-os em prática”. Atualmente, ela cursa o segundo semestre de Medicina Veterinária em Vitória da Conquista, na Bahia, e vê seu futuro no universo agro.

A equipe do Sindicato de Produtores Rurais de Santo Antônio do Amparo foi a vencedora da maratona Faemg Senar

A equipe do Sindicato de Produtores Rurais de Santo Antônio do Amparo foi a vencedora da maratona Faemg Senar

Faemg Senar / Divulgação

“O inscrito em apicultura, por exemplo, receberá um kit do projeto, capacitações em formato virtual e presencial, e acompanhamento técnico por 12 meses. O extensionista da Emater-MG guiará os participantes, desde o início do trabalho até a parte de comercialização da produção. Além da capacitação na área específica, estarão disponíveis também capacitações na área de gestão do empreendimento”, explicou o coordenador técnico estadual da Emater-MG, José Custódio do Nascimento Júnior, à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

O Futuro no Campo atenderá 500 jovens e englobará os projetos Jovens do Café, Jovens do Leite e Jovem Empreendedor Rural — com foco em olericultura, fruticultura, apicultura e avicultura de postura. O valor para implantação do programa é de cerca de R$ 2 milhões. As inscrições para a próxima edição foram encerradas na última sexta-feira (22/11) e o resultado será divulgado no site da Emater-MG até o próximo dia 2 de dezembro.

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.