04 de Dezembro de 2024

A importância da segurança e da gestão de crise nos hotéis


Uma das principais atribuições de um hotel é garantir a integridade física e patrimonial de todas as pessoas, sejam hóspedes, visitantes, funcionários ou prestadores de serviços que circulam em suas dependências e até mesmo em determinado perímetro do seu entorno.

Na última semana estive novamente em Buenos Aires, durante movimentada semana na capital portenha em função da partida final da Copa Libertadores de futebol, além de shows importantes e ainda, da fervilhante movimentação corporativa na cidade.

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Ao visitar meios de hospedagens nas regiões mais turísticas da cidade me deparei com o hotel onde, a pouco mais de um mês atrás, perdeu a vida uma estrela do pop mundial. O jovem cantor Liam Payne, ex-vocalista da banda One Direction. Me causou surpresa a forte comoção provocada na cidade e em especial a peregrinação de fãs na porta do hotel onde existe inclusive um memorial improvisado erguido pelos admiradores que virou uma atração do lugar.

Pesquisando sobre o episódio, observei que as críticas à gestão do empreendimento no âmbito das medidas que poderiam ter evitado a tragédia bem como das adotadas no pós acontecido estão fortemente presentes na mídia local e nas redes sociais.    

Com base nesta constatação decidi escrever sobre o quesito segurança, cada vez mais avaliado na escolha do meio de hospedagem devido ao alto grau de insegurança vivido pela sociedade atualmente em especial nas grandes cidades. Quanto mais seguras forem as instalações de um hotel em todos os seus aspectos, mais atrativas elas serão para os hóspedes, tornando-se assim um diferencial na sua escolha.

Neste pormenor o entorno do hotel (sua localização) também é comumente considerado durante as análises das opções de hospedagem no destino desejado.  Se até algum tempo atrás a escolha do meio de hospedagem dependia essencialmente de fatores como: instalações, preço e bandeira hoteleira, cada vez mais o requisito segurança é considerado fundamental. Assim sendo a segurança deve ser prioridade e diferencial mensurável entre os hotéis de uma cesta competitiva.

Nesta visão ampla compreende-se não apenas controles e vigilância de determinadas áreas do hotel, mas agregando a estas atividades outras que consistem no planejamento das atividades gerais e adequação das estruturas como CFTV monitorado por especialistas e controles de acessos as áreas do hotel através de cartões magnéticos conforme previamente determinado pela administração do empreendimento.

Desta forma, o planejamento de estratégias em caso de emergências são tarefas que fazem parte das atribuições da equipe de segurança e dos brigadistas, e ainda, do cada dia mais importante Comitê de Gestão de Crise muitas vezes inexistente.

Hotéis maiores contam com uma equipe geralmente orgânica (própria) porém no Brasil aproximadamente 75% terceirizam os serviços de vigilância ou de segurança. Estas equipes são comumente compostas por um líder de segurança, supervisores (em alguns casos) e os agentes de vigilância ou segurança, que são os responsáveis pela operacionalização das diretrizes de segurança determinadas pela gerência do hotel ou da rede à qual pertence. O dimensionamento da equipe de segurança depende muito da estrutura física do hotel, seu tamanho, do perfil do hóspede e da utilização do hotel. Hotéis em que o número de eventos é grande geralmente possuem equipe de segurança maior devido ao grande fluxo de pessoas.

Para que a equipe de segurança possa desenvolver um bom trabalho, deve existir a normatização e a padronização dos procedimentos para lidar com as situações que podem ocorrer no dia a dia da operação. Estas atividades são divididas em dois grupos de tarefas. As primeiras relacionadas à segurança patrimonial do hotel, seus clientes e funcionários, e outras relacionadas à segurança física de todos que circulam pelo hotel, sejam eles hóspedes ou não.

As principais ocorrências relativas à segurança patrimonial de um hotel são relacionadas a furtos ou roubos dentro de suas dependências. Para a diminuição destas ocorrências, algumas providências simples devem ser adotadas. Para evitar furtos ao patrimônio do hotel a identificação de todos os equipamentos, objetos e utensílios deve ser feita para que não haja dúvida se é ou não de sua propriedade. 

O controle das chaves dos apartamentos e áreas comuns deve ser rigoroso e seguir normas previamente definidas para que se determine quem terá acesso a cada área. Fechaduras eletrônicas facilitam muito este controle, pois, cada fechadura tem uma memória que pode ser consultada para informar em que momento e por quem cada foi realizada a abertura de cada porta.

Fonte: correiobraziliense

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