De acordo com o levantamento, realizado entre 17 e 20 de maio com 2.012 pessoas acima de 16 anos de todas as regiões do Brasil (exceto no Rio Grande do Sul), 44% das pessoas que tiveram problemas com produtos decidiram devolvê-los ou trocá-los. Outros 34% procuraram atendimento ao cliente para tentar resolver a questão, enquanto 18% se disseram decepcionados com a qualidade do item recebido.
Mesmo com essas experiências negativas, 74% dos entrevistados reconhecem vantagens em comprar pela internet. A principal delas é o preço mais baixo em relação às lojas físicas, apontado por 36% dos participantes. A praticidade e a comodidade de fazer compras sem sair de casa foram o segundo maior benefício citado, por 28% das pessoas.
No entanto, as compras virtuais não são vistas apenas como benéficas. Dois terços dos entrevistados afirmaram que há desvantagens nesse tipo de consumo. A demora na entrega foi o maior motivo de insatisfação, mencionado por 18% dos entrevistados. A falta de segurança durante o pagamento (9%) e a impossibilidade de avaliar o produto fisicamente antes da compra (8%) também figuraram entre as principais críticas.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Os resultados fazem parte da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Hábitos de Consumo pela Internet e evidenciam os desafios e oportunidades do comércio eletrônico no país. Enquanto consumidores buscam preços acessíveis e praticidade, a experiência de compra ainda enfrenta entraves relacionados à qualidade dos produtos e à logística de entrega.
Fonte: correiobraziliense
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.