19 de Janeiro de 2025

5 receitas de doces de Natal tradicionais


O Natal é um período dedicado para reunir os familiares e amigos, criando momentos inesquecíveis, que incluem saborear deliciosos pratos tradicionais. Nas ceias, além dos típicos chester e peru, os doces natalinos ocupam um lugar especial. Repletos de memórias afetivas, eles transmitem tradições de geração para geração, carregando histórias que tornam essa época ainda mais mágica. Além disso, as sobremesas são ideais para finalizar a refeição.

Abaixo, confira 5 receitas de doces de Natal tradicionais!

Manjar

Calda

Manjar

Em uma panela, coloque o leite de coco, 3 xícaras de chá de leite e o leite condensado e misture. Leve ao fogo médio. Enquanto isso, em um recipiente, coloque o amido de milho e o restante do leite e mexa até dissolver completamente. Quando a mistura com o leite de coco começar a ferver, adicione o amido de milho dissolvido e mexa até obter um creme liso. Desligue o fogo e transfira para uma forma com furo central untada com óleo. Aguarde esfriar, cubra com plástico-filme e leve à geladeira por 3 horas.

Calda

Em uma panela, coloque a água e o açúcar e mexa até dissolver completamente. Acrescente a ameixa e leve ao fogo médio até levantar fervura. Reduza o fogo e cozinhe por 25 minutos. Junte a canela e cozinhe por mais 5 minutos. Desligue o fogo, retire a canela e transfira para um recipiente. Aguarde esfriar e leve à geladeira para gelar. Após, retire o manjar da geladeira e desenforme com cuidado. Cubra com a calda de ameixa seca e sirva em seguida.

Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite, o chocolate em pó e o amido de milho e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter um creme liso. Desligue o fogo, adicione o creme de leite e misture. Reserve. Em um refratário, faça uma camada de biscoitos e cubra com o creme de chocolate. Repita o processo até preencher todo o recipiente, finalizando com o creme. Polvilhe com as raspas de chocolate e leve à geladeira por 6 horas. Sirva em seguida.

Massa

Cobertura

Biscoito

Em uma batedeira, coloque a manteiga, o ovo, o melado, a essência de baunilha e o açúcar mascavo e bata até obter uma consistência homogênea. Adicione a farinha de trigo, o fermento químico, o gengibre e a canela e bata até obter uma massa lisa. Divida a massa em duas partes iguais e embrulhe em plástico-filme. Leve à geladeira por 3 horas.

Após, enfarinhe uma superfície lisa com farinha de trigo, disponha a massa sobre ela e abra com um rolo. Corte os biscoitos com moldes natalinos e disponha em uma assadeira untada com manteiga e enfarinhada com farinha de trigo. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por 12 minutos. Retire do forno e reserve.

Cobertura

Divida os ingredientes em dois recipientes diferentes e misture para formar as coberturas verde e vermelha. Coloque em dois sacos de confeiteiro e decore os biscoitos. Sirva em seguida.

Bolo

Cobertura

Em uma batedeira, coloque os ovos, a manteiga e o açúcar e bata até obter um creme fofo. Adicione o leite, as raspas de limão e o mel e bata novamente para misturar. Aos poucos, acrescente a farinha de trigo e o fermento químico e bata até obter uma massa homogênea. Desligue a batedeira e junte as frutas cristalizadas e as uvas-passas e misture.

Unte uma forma com furo central com manteiga e enfarinhe com farinha de trigo. Disponha a massa sobre ela e leve ao forno preaquecido a 180 °C por 55 minutos. Passado esse tempo, retire do forno e aguarde esfriar. Desenforme com cuidado e reserve. Em um recipiente, coloque todos os ingredientes da cobertura, exceto as frutas cristalizadas e nozes, e misture até obter uma calda lisa. Despeje a mistura sobre o bolo e finalize decorando com as frutas cristalizadas e as nozes. Sirva em seguida.

Corte os pães em fatias com dois dedos de espessura. Faça um corte na horizontal no meio das fatias, sem cortar por completo. Reserve. Em um recipiente, coloque os ovos, o leite, 3 colheres de sopa de açúcar e a essência de baunilha e mexa para incorporar. Passe os pães na mistura e, aos poucos, disponha em uma panela com óleo quente em fogo médio. Frite até dourar os dois lados e disponha em um recipiente com papel-toalha para escorrer o excesso de óleo. Depois, com a ajuda de uma colher, recheie as rabanadas com o doce de leite. Em um recipiente, misture 1 xícara de chá de açúcar com a canela. Passe as rabanadas nessa mistura. Sirva em seguida.

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.