19 de Janeiro de 2025

Governo de Minas aumenta dias de trabalho presencial do funcionalismo


Resolução conjunta publicada das Secretarias de Estado de Planejamento e de Governo reduziu o teletrabalho dos servidores públicos, que terão agora que bater ponto presencialmente ao menos três vezes na semana. A norma já publicada no Diário Oficial de Minas Gerais, vale a partir de janeiro do ano que vem, e aumenta de um para três o número mínimo de dias de trabalho presencial

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

De acordo com o movimento, dados do Portal da Transparência do governo de Minas, onde são publicadas as despesas do estado, indicam uma economia de recursos financeiros com energia elétrica, água, esgoto, impressos e locação de imóveis no valor de R$311.975.304,16, correspondente à diferença entre os valores empenhados nos anos de 2019 e 2022.

Uma integrante do movimento, que é servidora pública da área da saúde, disse que quando começaram os boatos de que o teletrabalho seria reduzido, antes mesmo da publicação da resolução conjunta, os trabalhadores e as entidades de classe tentaram uma reunião direta com a Seplag e com o próprio governador Romeu Zema (Novo) para discutir o assunto, mas ela só foi previamente marcada para o próximo dia 13 de janeiro, ainda dependendo de confirmação por parte da Seplag.

De acordo com a avaliação dessa servidora, que pediu anonimato, a própria Seplag, no último ato que manteve o teletrabalho com a exigência de um dia presencial, publicado em setembro deste ano, admite que os dados são positivos, por isso, diz ela, não haveria motivo para esse aumento dos dias presenciais. “A própria avaliação da Seplag é que o teletrabalho é favorável também e termos de gestão e metas, por isso, no nosso entendimento, não há motivo para reduzir essa modalidade de trabalho”. 

O texto dessa resolução citada por ela diz que avaliação é “favorável à manutenção do referido regime”, conforme relatórios gerenciais dos comitês internos e grupos gestores, manifestação dos titulares e análise da Seplag. Ela afirma ainda que em muitos locais de trabalho não há mais espaço físico para receber os servidores por mais dias presencialmente, já que muitas estações de trabalho foram fechadas, principalmente nas fundações, com a implantação do teletrabalho pelo estado. 

O governo de Minas Gerais, por meio de uma nota, afirmou que a resolução da Seplag que prorroga o regime de teletrabalho permanente é publicada todo ano em setembro, conforme o Decreto nº 48.275, de 24 de setembro de 2021, que regulamenta a política na administração pública direta, autárquica e fundacional do Executivo.

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.