A proteína é um nutriente essencial para o funcionamento do organismo. Responsável pelo equilíbrio hormonal, manutenção e reparação muscular, é facilmente encontrada em alimentos como grãos e leguminosas, que são versáteis e deliciosos. Além disso, ela aumenta a sensação de saciedade e favorece o emagrecimento saudável; por isso, é uma das queridinhas das dietas.
A seguir, confira 8 receitas com proteínas magras para o jantar!
Em uma panela, coloque a quinoa, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar por 10 minutos. Após, desligue o fogo, espere esfriar e transfira os grãos para um recipiente. Adicione o tomate, o pepino e o pimentão e misture. Tempere com sal, azeite e suco de limão. Polvilhe com coentro e sirva em seguida.
Lave o feijão-branco em água corrente e disponha em um recipiente. Cubra com água e deixe de molho por 12 horas. Após, escorra a água, disponha o feijão-branco em uma panela de pressão, cubra com água, tampe e leve ao fogo alto até pegar pressão. Reduza o fogo e cozinhe por 15 minutos. Espere a pressão sair, abra a panela e leve novamente ao fogo alto para cozinhar por mais 5 minutos, sem a tampa. Desligue o fogo, escorra a água e transfira os grãos para um recipiente. Junte o tomate e a cebola e misture. Tempere com sal, pimenta-do-reino e azeite. Sirva em seguida.
Em um recipiente, coloque o grão-de-bico, cubra com água e deixe de molho por 12 horas. Após, escorra a água e transfira os grãos para uma panela de pressão, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar por 15 minutos após pegar pressão.
Desligue o fogo, espere a pressão sair, adicione a batata-doce e leve novamente ao fogo médio para cozinhar por mais 10 minutos. Desligue o fogo, escorra a água, transfira os grãos e a batata-doce para um recipiente, junte a cebola e os pimentões e misture. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva em seguida.
Aqueça o azeite em uma frigideira em fogo médio e grelhe os cubos de tofu até dourarem por todos os lados. Reserve. Na mesma frigideira, adicione o brócolis, a cenoura e a ervilha-torta e refogue levemente por 3 minutos. Tempere com o suco de limão. Misture o tofu com os legumes em um recipiente, polvilhe gergelim e sirva.
Em um recipiente, coloque as folhas de rúcula, o abacate, os gomos de laranja, o salmão e misture. Em outro recipiente, disponha o azeite, o suco de laranja, o sal, a pimenta-do-reino e mexa para incorporar. Despeje a mistura sobre a salada e sirva em seguida.
Em uma panela, coloque os ovos, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar por 10 minutos. Após, escorra a água e descasque os ovos. Em um recipiente, coloque as folhas de alface, os ovos, os tomates, a cenoura, a cebola-roxa e o repolho e misture. Reserve. Em outro recipiente, coloque o suco de limão, o azeite, o sal e o orégano e mexa para incorporar. Despeje sobre a salada e sirva em seguida.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione o frango e frite até dourar. Desligue o fogo e tempere com sal e pimenta-do-reino. Transfira o frango para um recipiente, junte as folhas de alface e de rúcula e a manga e mexa para incorporar. Tempere com sal e sirva em seguida.
Lave a quinoa em água corrente e cozinhe em uma panela com água por 15 minutos em fogo médio. Escorra e deixe esfriar. Aqueça o azeite em uma frigideira em fogo médio e grelhe os camarões até ficarem rosados. Tempere com sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Reserve. Grelhe as fatias de abobrinha até ficarem douradas na mesma frigideira. Em um recipiente, misture a quinoa, os camarões, a abobrinha e a cebola-roxa. Sirva imediatamente.
Fonte: correiobraziliense
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.