O termo “low carb” é usado para se referir a alimentação que reduz significativamente o consumo de carboidratos, como pão, massas e açúcar, e prioriza alimentos ricos em proteínas, gorduras saudáveis e vegetais com baixo teor de carboidratos.
Ao diminuir a ingestão, o corpo passa a utilizar a gordura armazenada como fonte de energia, promovendo a sua queima de maneira mais eficiente. Além disso, essa dieta aumenta a sensação de saciedade devido ao consumo de proteínas e gorduras, ajudando no emagrecimento.
Abaixo, confira como preparar 5 receitas low carb para o almoço!
Salmão
Molho de limão
Aspargos
Salmão
Em um recipiente, tempere os filés de salmão com sal, pimenta-do-reino e alho picado. Aqueça uma frigideira antiaderente com azeite em fogo médio. Coloque os filés na frigideira, com a pele para baixo, e grelhe por 3-4 minutos. Vire e cozinhe por mais 2-3 minutos do outro lado, até dourar e cozinhar por dentro. Retire da frigideira e reserve.
Molho de limão
Na mesma frigideira, em fogo baixo, derreta a manteiga e adicione o suco de limão-siciliano. Acrescente o creme de leite fresco e mexa bem até formar um molho homogêneo. Tempere com sal, pimenta-do-reino e as raspas de limão-siciliano. Cozinhe por 2-3 minutos, mexendo ocasionalmente. Reserve.
Aspargos
Lave os aspargos e corte a parte dura da base. Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio e salteie os aspargos por 5 minutos, virando ocasionalmente, até ficarem levemente dourados e macios, mas ainda crocantes. Tempere com sal, pimenta-do-reino e suco de limão.
Disponha os filés de salmão em pratos individuais. Arrume os aspargos ao lado e regue com o molho. Sirva em seguida.
Filé de peixe
Purê de couve-flor
Purê de couve-flor
Em uma panela, cubra os floretes de couve-flor com água, adicione uma pitada de sal e leve ao fogo médio para cozinhar por 10 minutos. Escorra a couve-flor e transfira para um processador. Adicione a manteiga, o creme de leite, uma pitada de sal e a noz-moscada. Bata até obter uma textura cremosa. Reserve.
Filé de peixe
Em um recipiente, tempere os filés com suco de limão, alho, sal e pimenta-do-reino. Deixe descansar por 10 minutos para absorver o sabor. Aqueça uma frigideira antiaderente com azeite em fogo médio. Grelhe os filés por cerca de 3 minutos de cada lado, ou até que estejam dourados e cozidos por dentro.
Coloque uma porção do purê de couve-flor no prato. Disponha o filé de peixe grelhado ao lado ou sobre o purê. Sirva em seguida.
Massa da panqueca
Recheio
Massa da panqueca
Em uma tigela, misture os ovos, a farinha de coco, o leite de coco, o azeite e o sal. Mexa bem até formar uma massa homogênea e levemente líquida. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte com um fio de azeite. Despeje uma pequena quantidade de massa na frigideira e espalhe para formar um disco fino. Cozinhe por cerca de 2 minutos até a base dourar, vire com cuidado e cozinhe o outro lado por mais 1-2 minutos. Repita até acabar a massa.
Recheio
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola até ficar translúcida. Adicione o alho e refogue por mais 1 minuto. Acrescente o frango desfiado e mexa bem. Tempere com sal, pimenta-do-reino e páprica. Adicione o molho de tomate e cozinhe por 5 minutos, mexendo ocasionalmente. Coloque uma porção do recheio no centro de cada panqueca e enrole delicadamente. Sirva em seguida.
Almôndegas
Molho de tomate
Almôndegas
Em uma tigela, coloque o frango moído, o ovo, a farinha de amêndoas, a cebola, o alho, a salsinha, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem até formar uma massa homogênea. Molde pequenas bolinhas com as mãos, deixando todas de tamanho semelhante para cozinhar uniformemente.
Aqueça em fogo médio uma frigideira grande com um fio de azeite. Doure as almôndegas por cerca de 2-3 minutos de cada lado, apenas para selar. Retire e reserve.
Molho de tomate
Na mesma frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar translúcida. Adicione o alho e refogue por mais 1 minuto. Acrescente os tomates batidos e tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos, adicionando um pouco de água se o molho ficar muito espesso.
Coloque as almôndegas no molho de tomate e cozinhe por mais 10-15 minutos, até que estejam completamente cozidas e o molho tenha apurado o sabor. Finalize com a salsinha. Sirva em seguida.
Em uma panela, cozinhe o bacalhau em água fervente em fogo médio por cerca de 5 minutos. Escorra e reserve. Em uma panela, cozinhe os floretes de brócolis em água fervente em fogo médio com uma pitada de sal por 3 minutos. Retire e mergulhe-os em água gelada para interromper o cozimento. Escorra e reserve.
Em uma travessa, espalhe um pouco de azeite no fundo. Faça uma camada com as rodelas de cebola e os tomates fatiados. Distribua o bacalhau sobre essa camada, intercalando com o brócolis. Polvilhe o alho picado por cima e tempere com sal, pimenta-do-reino e um fio generoso de azeite de oliva.
Cubra a travessa com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180°C por 20 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe assar por mais 10 minutos ou até que os vegetais estejam macios e o bacalhau levemente dourado. Retire do forno, finalize com salsinha e sirva imediatamente.
Fonte: correiobraziliense
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.