A novidade é possível graças à integração entre a plataforma da Serasa e a tecnologia da Datatech, eliminando a necessidade de mediação por parte de instituições financeiras. Com o pagamento instantâneo, o nome do consumidor é automaticamente retirado da lista de inadimplentes e sua pontuação de crédito é ajustada na hora.
Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, destaca que a novidade beneficiará diretamente os consumidores que buscam melhorar seu poder aquisitivo. “Se pegarmos todas as pessoas que estão renegociando suas dívidas, calcularmos a renda média delas e o quanto elas podem absorver em novos créditos, temos um impacto de cerca de R$ 13 bilhões”, explica. Ele também aponta que o impacto se estenderá a cadeias produtivas, como os setores de publicidade, logística e transporte, além do varejo.
Atualmente, cerca de 3,7 milhões de brasileiros utilizam o aplicativo Serasa Limpa Nome mensalmente para renegociar dívidas. Com a implementação do pagamento via Pix, a tendência é que esse número aumente significativamente, já que o processo se torna mais rápido e acessível.
A maior parte das dívidas renegociadas pertence a consumidores que buscam trocar passivos antigos para financiar bens de maior valor, como veículos e imóveis, ou ampliar o acesso a bens de consumo pessoal. Essa dinâmica pode impulsionar não apenas o mercado de crédito, mas também estimular o crescimento econômico em diversos setores.
Leia também: Empresas brasileiras acumulam R$ 156 bi em dívidas apenas em outubro, aponta Serasa
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.