19 de Janeiro de 2025

Nave espacial da SpaceX de Musk explode 8 minutos após lançamento


Em seu sétimo voo teste, a nave espacial Starship, desenvolvida pela SpaceX, empresa de Elon Musk, explodiu 8,5 minutos após o lançamento, realizado no estado do Texas, Estados Unidos. 

Os voos de ensaio anteriores foram vistos como um sucesso, o que aumentou a expectativa sobre o último lançamento. Inicialmente, tudo parecia nos conformes. Porém, a Starship sofreu uma "desmontagem rápida e não programada" com poucos minutos de voo. Em outras palavras, explodiu.

Não houve vítimas nem feridos. No entanto, voos tiveram que ser desviados ou atrasados, segundo o FlightRadar24.

Os destroços gerados pela explosão chamaram a atenção de espectadores. "Aquilo são estrelas cadentes?", perguntou uma pessoa em um vídeo gravado por Dean Olson.

No X (ex-Twitter), Elon Musk informou que "foram testados os novos flaps para a frente da nave, os motores de maior impulso e a aderência dos ladrilhos da subida". "Isto [a explosão] não é mais do que um obstáculo e não altera a data para Marte", afirmou.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A Administração Federal de Administração americana (FAA) deve abrir um inquérito para investigar o caso. É o procedimento padrão em caso de incidentes relacionados a lançamentos de veículos espaciais.

No entanto, é provável que a federação não possa fazer muito. Nomeado pelo presidente eleito Donald Trump para Secretário dos Transportes, Sean Duffy disse em uma audiência que irá rever sanções aplicadas à SpaceX em 2023, conforme noticiado pelo portal Bloomberg. Na época, a empresa foi multada em US$ 633.009 em penalidades civis por violar requisitos de licença em dois lançamentos de foguetes. 

A Starship foi escolhida pela Nasa como veículo de aterrizagem lunar para as missões Artemis III e IV, que foram adiadas. Para levar humanos para a Lua, a nave precisa demonstrar segurança contínua.

"As equipes analisam os dados do voo teste para compreender melhor a causa da explosão. [..] O voo de hoje [quinta-feira] vai nos ajudar a melhorar a confiabilidade da Starship", afirmou a SpaceX em um comunicado.

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.