Stewart Rhodes, ex-líder da milícia Oath Keepers e um dos organizadores do ataque ao Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021, foi liberado da prisão nesta terça-feira (21/1), depois que o presidente Donald Trump emitiu perdão para 1.500 réus.
Rhodes, que recebeu sentença de 18 anos prisão, saiu da prisão federal em Cumberland, pouco depois da meia-noite desta terça. Ele não entrou no Capitólio, mas foi considerado culpado por “conspiração sediciosa” ao tentar “derrubar ou destruir pela força o governo dos Estados Unidos”.
Assim que foi empossado, na segunda-feira (20/1), Trump concedeu perdão "total, completo e incondicional" a todas as pessoas condenadas envolvidas no ataque. "Esta proclamação põe fim a uma grave injustiça nacional que foi perpetrada contra o povo americano nos últimos quatro anos e inicia um processo de reconciliação nacional", diz a ordem executiva.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Trump sempre questionou a gravidade da invasão ao Capitólio, um evento que ele classificou como um "dia de amor" e de "efusão de afeto".
"É pelo 6 de janeiro, para os reféns, aproximadamente 1.500 pessoas que serão completamente indultadas", disse Trump ao assinar o decreto no Salão Oval, acrescentando que o ato incluía comutações de penas.
Além de Stewart Rhodes, a Casa Branca publicou uma lista de outras pessoas que também foram beneficiadas. Veja:
Com informações da AFP*
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.