23 de Fevereiro de 2025

Senador americano pediu para Moraes devolver passaporte de Bolsonaro


O senador norte-americano Shane David Jett, do Partido Republicano, enviou uma carta para o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a liberação para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fosse à posse de Donald Trump como presidente do Estados Unidos, realizada na segunda-feira (20/1).  

Mesmo com o pedido do parlamentar norte-americano, Jair Bolsonaro não recebeu a autorização para viajar. O ex-presidente brasileiro está com passaporte retido desde fevereiro de 2023, no âmbito das investigações sobre um grupo criminoso que pretendia impedir a posse de Lula. 

Ele foi representado pela mulher, Michelle Bolsonaro, e pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), um de seus filhos. Em Washington, Eduardo participou de eventos da posse e publicou vídeos e fotos celebrando com apoiadores de Trump nas ruas da capital norte-americana.

No ofício enviado ao STF, Shane David Jett argumenta que a retenção do passaporte inviabiliza a participação de Bolsonaro em eventos internacionais estratégicos para as relações entre Brasil e Estados Unidos. O senador norte-americano também ressaltou a importância da presença de ex-presidentes em eventos promovidos na Casa Branca.

Isso, segundo ele, fortaleceria os laços diplomáticos entre Brasil e Estados Unidos. Além da carta enviada ao ministro Alexandre de Moraes, pedidos em prol da possibilidade de Bolsonaro ir à posse de Trump também foram feitos pela defesa do ex-presidente brasileiro. Os argumentos apresentados pela defesa foram negados por Moraes.

Ofício enviado elo senador norte-americano a Alexandre de Moraes:

Carta enviada ao ministro Alexandre de Moraes, do STF
Carta enviada ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (foto: Reprodução)

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.