Três braceletes e um capacete de ouro foram roubados de um museu em Assen, Holanda, após ladrões invadirem o local na madrugada deste sábado (25/1) com a ajuda de explosivos.
O museu de Drenthe sediava até este fim de semana a exposição "Dacia, Império do Ouro e da Prata", que exibia peças emprestadas pela Romênia. Às 3h45 locais, a polícia foi informada sobre a explosão, informou o museu.
Os ladrões levaram três braceletes reais e o capacete de ouro de Cotofenesti, peça principal da exposição e que data de 450 a.C..
"É um dia incrivelmente triste" para o museu de Assen e para o museu de história nacional da Romênia, em Bucareste. "Estamos profundamente chocados", disse o diretor do museu belga, Harry Tupan. "Em 170 anos de existência, nunca houve um incidente tão grave. Sentimos uma grande tristeza pelos nossos colegas romenos."
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A explosão causou danos ao museu, que ficará fechado neste fim de semana. A polícia informou que colabora com a Interpol na investigação do caso.
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.