23 de Fevereiro de 2025

Ata do Copom prevê taxa Selic em 14,25% diante de cenário inflacionário desafiador


Essa decisão é justificada pela análise de cenário. “O Comitê avaliou que os determinantes de prazo mais curto, como a taxa de câmbio e a inflação corrente, e os determinantes de médio prazo, como o hiato do produto e as expectativas de inflação, seguem exigindo uma política monetária mais contracionista”, afirmou na ata.

O ambiente externo segue desafiador, especialmente devido à conjuntura econômica dos Estados Unidos. A postura da política monetária americana, que impacta diretamente os fluxos de capitais para mercados emergentes, adiciona incertezas ao cenário econômico global.orçando a necessidade de cautela por parte das economias emergentes.

Leia também: Governo quer reforma do Imposto de Renda ainda em 2025

“Comitê acompanhou com atenção os movimentos do câmbio, que tem reagido, notadamente, às notícias fiscais domésticas, às notícias da política econômica norte-americana e ao diferencial de juros”, destacou. 

No Brasil, os indicadores de atividade econômica e mercado de trabalho têm demonstrado dinamismo, sustentados por um consumo aquecido e forte concessão de crédito. Entretanto, a inflação está cheia e seus núcleos permanecem acima da meta estipulada pelo Banco Central. As expectativas para 2025 e 2026, aferidas pela pesquisa Focus, subiram significativamente para 5,5% e 4,2%, respectivamente, apontando uma desancoragem preocupante.

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.