O Exército israelense anunciou nesta quinta-feira (6) que atacou duas localidades no Líbano "que continham armas do Hezbollah, em violação do acordo de cessar-fogo" estabelecido no final de novembro.
Em comunicado difundido na rede social X, no qual não oferece mais detalhes sobre a localização desses lugares, o Exército afirma que "continua operando para eliminar toda a ameaça contra o Estado de Israel".
Segundo o estabelecido na trégua entre Israel e Hezbollah, o Exército israelense tinha que concluir em 26 de janeiro sua retirada do sul de Líbano, onde só poderão ocupar posições as forças armadas libanesas e as tropas de paz da ONU.
Contudo, esse prazo foi adiado até 18 de fevereiro, anunciaram os Estados Unidos, que fazem parte do comitê de monitoramento da trégua.
Por sua vez, o movimento islamista Hezbollah se comprometeu a retirar suas forças e desmantelar sua infraestrutura militar do sul do Líbano.
Apesar da trégua, Israel continua realizando bombardeios sobre o Líbano.
As hostilidades entre Israel e Hezbollah começaram em 8 de outubro de 2023, um dia depois do início da guerra em Gaza após o ataque do movimento islamista palestino Hamas contra o sul de Israel.
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.