As tecnologias para aumentar a produção agrícola no Brasil apresentaram um crescimento significativo nos últimos anos. Marcelo Ayres, pesquisador da Embrapa Cerrados, comentou sobre uma dessas inovações, o método de cobertura de solo, nesta sexta-feira (14/2) no programa CB.Agro, uma parceria do Correio com a TV Brasília.
Em conversa com os jornalistas Adriana Bernardes e Roberto Fonseca, Ayres explicou como funciona a técnica de cobertura, que utiliza outras plantas para proteger o solo para a colheita principal, principalmente em safras de grande volume.
“O produtor planta essa cobertura após a colheita da safra principal e essas plantas vão ficar no solo durante um período. Aqui, no Cerrado, essa cobertura fica principalmente no período seco. É uma prática muito comum, principalmente por conta do sistema de plantio que temos no Brasil, o sistema de plantio direto na palha”, destacou.
O método resulta em fixação de carbono, ciclagem de nutrientes, proteção, evitar erosão, diminuir a temperatura do solo, além de controlar pragas.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.