O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento de R$ 900 milhões para a venda de seis aviões do modelo E-175, da Embraer, para uma companhia aérea dos Estados Unidos, a Horizon Air. As aeronaves serão entregues ao longo de 2025 e 2026, e a empresa norte-americana assumirá o compromisso de pagamento em dólares ao BNDES.
O banco destaca, em nota, que o pagamento ainda vai contribuir para gerar divisas em dólar para o Brasil. A Horizon é uma subsidiária da holding Alaska Air Group Inc. e já recebeu um financiamento pelo mesmo banco em 2023, quando o BNDES apoiou a aquisição de 11 aeronaves da Embraer.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ressalta que entre janeiro de 2023 e janeiro de 2025, o banco já aprovou financiamento para exportações de 141 aeronaves da Embraer, o que indica um aumento de 67% em relação às exportações aprovadas durante a gestão anterior. “Esse tipo de resultado contribui para que a Embraer, com o apoio histórico do Banco, seja uma das líderes globais da indústria aeroespacial”, afirma.
Já o presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, destaca que a atuação do banco de desenvolvimento para estimular as exportações de aeronaves da Embraer fortalece não somente a empresa, mas todo o “ecossistema” em que a companhia está inserida no país.
“Com isso, contribui com a sustentabilidade de uma cadeia produtiva nacional robusta e com a geração de renda e milhares de empregos qualificados no país”, comenta o presidente. O BNDES já financiou cerca de US$ 26,3 bilhões para a negociação de mais de 1.330 aeronaves produzidas pela Embraer desde os anos 1990.
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.