22 de Fevereiro de 2025

Morre químico italiano Francesco Rivella, o 'pai da Nutella', aos 97 anos


Conhecido como "pai da Nutella", o químico italiano Francesco Rivella morreu na sexta-feira (14/2), aos 97 anos, de acordo com o jornal Corriere della Sera. Ele era companheiro de trabalho de Michele Ferrero, dono da Ferrero, empresa que detém a pasta de avelã e outras marcas — tais quais Kinder, Ferrero Rocher e TicTac.

O químico trabalhou por mais de 40 anos na companhia. A primeira fórmula da Nutella foi criada em 1946, após a Segunda Guerra Mundial, a fim de contornar a falta de cacau causada pelo conflito.

Desse modo, a Ferrero lançou o Giandujot, que era retangular, denso e com um formato semelhante a uma barra de chocolate, com uma quantidade mínima de cacau para imprimir o sabor ao doce. Cinco anos depois, ele foi transformado em uma pasta em creme, vendido em potes, nomeado Supercrema.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Rivella supervisionava os laboratórios da empresa e esteve presente no desenvolvimento da receita chamada Nutella em 1964, após um aperfeiçoamento da Supercrema.

O químico morava em Alba, na região de Piemonte, era viúvo e deixa quatro filhos, segundo a imprensa italiana. Rivella morreu no exato dia do aniversário de dez anos da morte de Michele Ferrero. O funeral ocorre nesta segunda-feira (17/2), na catedral de Alba.

O Rotary Club da cidade lamentou a morte de Rivella, pois era o membro mais antigo da unidade. "Uma figura extremamente importante e insubstituível do nosso Clube e um querido amigo que sentiremos falta. Todo o clube se une, com profunda emoção, à dor intensa de seus entes queridos", disse em nota.

Fonte: correiobraziliense

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.