O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a extensão do prazo para o pagamento das parcelas das operações de crédito rural contratadas ou renegociadas com vencimento previsto para 2025 por agricultores familiares, mini, pequenos e demais produtores rurais. De acordo com a resolução publicada nesta sexta-feira (21/2), a medida busca evitar efeitos negativos para produtores que enfrentam um período de seca mais severa, sobretudo na região Nordeste.
Diante disso, o pagamento das parcelas com vencimento previsto para este ano poderá ser prorrogado por até um ano após o término do contrato. Para isso, o mutuário deve solicitar até o próximo dia 30 de junho a prorrogação do vencimento, além de justificar a sua dificuldade para o pagamento das parcelas em 2025.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Ainda de acordo com o CMN, a nova medida beneficiará cerca de 60 mil agricultores familiares, além de produtores rurais da região da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Vale ressaltar que, em fevereiro do ano passado, o mesmo conselho autorizou, por meio da Resolução n° 5.120, a renegociação de operações de crédito rural de custeio e investimento para agricultores familiares e produtores rurais com empreendimentos prejudicados pela seca na área da Sudene, “com decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo Poder Executivo Federal”.
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.