O Vaticano informou, no início deste domingo (23/2), que o papa Francisco teve uma noite tranquila. No dia anterior, o pontífice sofreu uma crise de asma prolongada e teve o estado de saúde descrito como "crítico".
De acordo com o site Vatican News, Francisco usou almofadas nasais para aplicação de oxigênio em altos fluxos, técnica conhecida como oxigenoterapia. Ela é realizada para tratar ou prevenir a hipoxemia (falta de oxigênio no sangue).
O papa fará novos exames clínicos hoje. Os resultados devem ser divulgados no boletim oficial durante a noite no Vaticano (à tarde no Brasil).
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Em uma oração escrita por Francisco e divulgada neste domingo, ele agradeceu às orações por sua saúde e disse que "continua realizando os tratamentos necessários".
"De minha parte, continuo confiante na internação na Policlínica Gemelli, realizando os tratamentos necessários; e também o repouso faz parte da terapia! Agradeço de coração aos médicos e aos profissionais de saúde deste Hospital pela atenção que me dispensam e pela dedicação com que prestam seu serviço aos doentes", afirmou.
Francisco agradeceu especialmente às demonstrações de carinho feitas pelas crianças. "Nestes dias recebi muitas mensagens de afeto e fiquei particularmente tocado pelas cartas e pelos desenhos das crianças. Obrigada por essa proximidade e pelas orações de conforto que recebi do mundo inteiro!", declarou.
O pontífice também convidou os fiéis a rezarem por países onda há conflitos, como Palestina, Sudão e especialmente a Ucrânia, cujo conflito com a Rússia completa três anos na segunda-feira (24/2).
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.