22 de Novembro de 2024

Acreditar que governo Lula vai prender Putin é como acreditar em Papai Noel


Lula Foto: EFE/EPA/STEPHANI SPINDEL

Jamais cairei no conto do vigário deste governo, que escolheu ser vassalo do eixo do mal. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, sempre esteve ao lado da Rússia nas decisões da ONU, inclusive contra Israel.

Acreditar que pode haver ordem judicial para prender o presidente russo, Vladimir Putin, caso ele venha ao Brasil para a cúpula de líderes do G20, em novembro, é delírio, melhor acreditar em Papai Noel.

Como o famoso “migué”, o chanceler não descartou que a Justiça brasileira determine a prisão de Putin, embora tenha enfatizado que existe “tradição” de imunidade para chefes de Estado.

Em março do ano passado, o Tribunal Penal Internacional (TPI) ordenou a prisão de Putin, pela deportação ilegal de menores ucranianos para a Rússia desde o início da invasão ao país vizinho, em fevereiro de 2022. Entretanto, Moscou não reconhece a jurisdição da corte, porque retirou sua assinatura do Estatuto de Roma, que criou o TPI, em 2016.

A Ucrânia destacou nesta segunda-feira (14) que o Brasil deve prender o ditador da Rússia, Vladimir Putin, caso ele compareça à cúpula de chefes de governo do G20, que será realizada no Rio de Janeiro.

– Devido a informações de que Putin pode comparecer à cúpula do G20 no Brasil, gostaria de reiterar que é uma obrigação das autoridades brasileiras, como um Estado-parte do Estatuto de Roma, prendê-lo se ele ousar visitar o país – disse o procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin.

Também nesta segunda-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que ainda não está decidido se Putin viajará ao Rio de Janeiro.

Por sua vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva causou indignação, no ano passado, ao falar que tanto Ucrânia quanto Rússia são responsáveis pela guerra no primeiro país e ao dizer que Putin não seria preso se vier ao Brasil este ano para a cúpula do G20.

Depois, por fim, concordou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, quando este disse que o presidente Lula (PT) adotou postura de “retórica política” e que “vive narrativas da União Soviética” em relação à guerra contra a Rússia.

O ucraniano também criticou o fato de o Brasil ter assinado, ao lado da China, proposta para negociações de paz no conflito. Zelensky tem cobrado publicamente um posicionamento de Lula desde que o petista assumiu o governo.

 

Siga-me nas redes sociais.

Fonte: plenonews

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.