O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, emitiu um alerta preocupante sobre a possível ruptura da Represa Dal Bó. A população foi orientada a evacuar a região devido ao risco iminente de alagamentos nos bairros de Fátima e Santa Catarina. A barragem está a apenas de 10 a 15 centímetros de transbordar, o que levou à abertura total de uma comporta anexa para ajudar a reduzir o nível da água. Apesar dos esforços para controlar a situação, a estrutura da represa ainda apresenta riscos de transbordamento. Há preocupação entre os moradores locais. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, decretou estado de calamidade pública devido aos estragos causados pelo temporal em mais de 100 municípios do estado. Até o momento, foram registradas 10 mortes e pelo menos 21 pessoas estão desaparecidas.
Os meteorologistas alertam para uma situação ainda mais crítica e de “extrema gravidade” no Rio Grande do Sul devido às chuvas intensas previstas para o fim de semana. Entre as vítimas fatais, a maioria são idosos, que foram vítimas de descargas elétricas, afogamentos e deslizamentos de terra. A situação é de alerta máximo e as autoridades locais estão mobilizadas para prestar assistência às comunidades afetadas e evitar novas tragédias.
Publicado por Heverton Nascimento
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.