A maioria de nós se depara com a mesma escolha várias vezes ao dia: o que comer. Além do preço, acessibilidade e preferência, geralmente analisamos o quão saudável é um alimento. Mas quando nos distanciamos para examinar nossa dieta, como podemos saber que estamos obtendo os nutrientes de que precisamos? As informações são da BBC.
É amplamente aceito pelos pesquisadores que precisamos de alimentação variada, e que uma maneira de fazer isso é comendo "todas as cores". Mas será que a cor é o melhor gui?
A prova pode estar na dieta mediterrânea, que contém muitas frutas, legumes, verduras e gorduras saudáveis, como azeite de oliva extra virgem, e é frequentemente considerada a dieta mais saudável pelos cientistas. "Comer uma dieta mediterrânea tradicional significa consumir diferentes nutrientes e fitonutrientes", afirmam.
Essa alimentação saudável também pode ter efeito anti-inflamatório no nosso corpo. Ao "Eu atleta", do GE, a médica Katryn Martins Ribeiro disse que uma mudança de alimentação para nutrição com propriedades anti-inflamatórias leva cerca de três semanas para fazer efeito.
"A natureza nos oferece todas as ferramentas para mantermos em equilíbrio com nosso entorno", diz a médica, que aposta na "comida de verdade" como a melhor opção para a reeducação alimentar.
Frutas
Frescas, congeladas ou batidas
Leites vegetais
De arroz, aveia, nozes, coco
Cereais sem glúten
Quinoa, amaranto, arroz integral, aveia sem glúten e sorgo
Proteínas animais
Peixes fresco do mar, cordeiro, pato, frango
Proteínas vegetais
Feijões, lentilhas, grão de bico
Nozes e sementes
Nozes, avelãs, amêndoas, gergelim, chia, linhaça
Vegetais
Crus, ao vapor, cozidos, salteados ou grelhados
Fonte: jcnet
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.