24 de Novembro de 2024

Alunos da PUC são denunciados por racismo contra estudantes negros da USP


Divulgação pelas redes sociais, pela USP

Um episódio de racismo ocorrido durante jogos universitários de direito na cidade de Americana, interior de São Paulo, tem gerado grande repercussão e levantado importantes discussões sobre discriminação racial no ambiente acadêmico. O incidente, que envolveu estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC), aconteceu em uma partida de handebol no último sábado (16). Durante a competição entre as faculdades das duas instituições, alunos da PUC foram flagrados em vídeos proferindo insultos racistas e elitistas, além de gestos pejorativos em direção aos estudantes cotistas da USP. As imagens rapidamente se espalharam pelas redes sociais, gerando indignação e levando o caso a ser discutido por deputados e pelas reitorias das universidades envolvidas.

Em resposta ao ocorrido, as faculdades de direito da USP e da PUC, juntamente com seus centros acadêmicos, emitiram uma nota conjunta repudiando os atos de racismo. O comunicado destacou que as manifestações preconceituosas são inaceitáveis e que o ambiente universitário deve ser um espaço de inclusão e a diversidade. A nota também reconheceu a segregação social como um desafio no Brasil.

“As Diretorias das Faculdades de Direito da USP e da PUC-SP e os Centros Acadêmicos XI de Agosto e 22 de Agosto das duas instituições vêm a público manifestar repúdio aos lamentáveis episódios ocorridos nos Jogos Jurídicos de 2024. Durante o evento, um grupo de alunos da Faculdade de Direito da PUC-SP proferiu manifestações preconceituosas contra estudantes da Faculdade de Direito da USP, utilizando o termo ‘cotistas’ de forma pejorativa”, afirmou a nota em conjunto das instituições de ensino.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Além da nota em conjunto, a PUC São Paulo divulgou uma declaração separada, na qual a reitoria determinou uma investigação rigorosa dos fatos, conforme as normas universitárias e legais, para responsabilizar e conscientizar os envolvidos. No texto, a PUC São Paulo expressou veementemente seu repúdio a qualquer forma de violência, racismo e aporofobia, lamentando profundamente o incidente.

Veja as notas de repúdio

*Com informações de Beatriz Manfredini


Fonte: jovempan

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.