19 de Janeiro de 2025

Amilton Godoy receberá Medalha 'Custos Vigilat' durante live-show


O pianista bauruense Amilton Godoy receberá, durante o seu show no Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves, marcado para este sábado (6/11), a partir das 20h, a Medalha 'Custos Vigilat', concedida pela Câmara Municipal de Bauru. A iniciativa é do vereador José Roberto Segalla (DEM).

O projeto de Decreto Legislativo foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, no dia 2 de agosto de 2021. A honraria foi criada em 1991 com o objetivo de destacar cidadãos, entidades e empresas que tenham prestado relevantes serviços à comunidade bauruense. "Neste caso, a Medalha será entregue pelo reconhecimento internacional de Amilton como um dos mais importantes pianistas, compositores e arranjadores do Brasil, além de enaltecer o município de Bauru por meio do seu trabalho no universo artístico", explica o vereador Segalla.

Para o pianista bauruense, essa apresentação na sua Terra Natal será memorável. "Sinto-me duplamente honrado por voltar à minha Terra Natal celebrando o meu novo trabalho 'Amilton Godoy - 80 anos' e ainda receber essa grandiosa homenagem da cidade do meu coração. Lugar onde nasci, cresci, fiz grandes amigos e, acima de tudo, recebi o total apoio da minha amada família para descobrir e aprimorar, o meu dom".

O projeto 'Amilton Godoy - 80 anos' foi contemplado pelo Proac Editais e tem a realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Na última quinta-feira (28/10), o músico fez o lançamento do disco especial 'Amilton Godoy - 80 anos', em São Paulo. Neste sábado (6/11), Amilton Godoy se apresentará ao lado de Edu Ribeiro, na bateria, e de Sidiel Vieira, no contrabaixo, em evento similar, em formato de Live, no palco do Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO

Amilton Godoy nasceu em Bauru, em 2 de março de 1941. De família de músicos - seu avô tocava alaúde, seu pai tocou violino em orquestra e trabalhava como trompetista em uma boate da cidade e seus dois irmãos, Adilson e Amilson, tornaram-se profissionais, Amilton começou a aprender piano ainda criança pelo caminho tradicional, com a professora Nida Marchioni.

Aos 11 anos, se apresentava em um grupo com seu irmão Adilson, que fazia muito sucesso no interior, com arranjos de piano a quatro mãos, feitos por seu tio Célio. O contato com a música popular desagradou a professora que, depois de muitas ameaças, decidiu não dar mais aulas aos irmãos. A solução foi procurar o professor Efísio Aneda, que também dava aulas de harmonia tradicional. Com seu falecimento, os irmãos voltaram a estudar com a antiga professora, que logo sugeriu que o acompanhamento seguisse em São Paulo, na renomada escola "Magda Tagliaferro".

O pai de Amilton o levou para um teste com a professora Nellie Braga, que o aceitou como aluno. Por três anos, o estudante viajava toda semana para São Paulo, encarando seis horas e vinte minutos de trem, para ter uma aula e voltar.

Completando a sua formação na Escola Magda Tagliaferro, com Nellie Braga, participou e foi premiado em importantes concursos, como o 3º°Prêmio no Concurso Nacional de piano da Bahia em 1962, o 3º Prêmio no Concurso Nacional de piano do Rio de Janeiro em 1963, vencedor do IV Concurso Nacional de piano Eldorado e Medalha de ouro "Prêmio Governador do Estado de São Paulo" em 1964, e vencedor do Concurso Nacional "Hora de Arte" como Melhor Intérprete de Villa-Lobos no mesmo ano.

Estudando 11 horas por dia e se revelando uma grande promessa da música erudita, Amilton optou pela música popular. De forma autodidata, aprendeu a aplicar em seus novos trabalhos todo o conhecimento adquirido nas aulas de piano clássico em Bauru. Com isso foi enriquecendo o seu conhecimento e aprimorando, de maneira mais ampla, o repertório de jazz (em especial de Oscar Peterson, George Shearing e das orquestras em geral).

A primeira vez que o seu Zimbo Trio se apresentou foi em 17 de março de 1964, na Boate Oásis, no centro de São Paulo, acompanhando a cantora Norma Bengell. Com o Zimbo Trio, Amilton Godoy dividiu o palco com nomes ímpares da música brasileira. Com Elis Regina, Wilson Simonal e Jair Rodrigues, o grupo marcou época com o programa "Fino Da Bossa", um dos mais importantes na divulgação de novos talentos musicais. Com instrumentistas do naipe de Jacob do Bandolin, Sebastião Tapajos e Hector Costita, o Zimbo levou a música instrumental brasileira a mais de 45 países incluindo toda a América Latina, Estados Unidos, Europa, África, Japão e China.

Consagrado, o Zimbo Trio ganhou vários prêmio nacionais e internacionais: melhor grupo instrumental no Prêmio "Pinheiro de Ouro" por três vezes; "Roquete Pinto"; "Festival Del Disco Internacional De Mar Del Plata", na Argentina; "Festival De Onda Nueva", em Caracas; "Melhor Grupo Instrumental no "Prêmio Sharp de Música", em 1994; e "Prêmio TIM", em 2008; culminando com o "23º Prêmio da Música Brasileira", em 2012, com o CD Zimbo Trio Autoral que possui apenas músicas de autoria de Amilton Godoy.



Fonte: JC Net

Fonte: jcnet

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.