22 de Novembro de 2024

André, Garnacho, Yamal e mais: Seleções buscam renovação visando a Copa do Mundo de 2026


Montagem sobre fotos/Reprodução/@Cbf_Futebol/@afaseleccion/@lamineyamal

O clima para a Copa do Mundo de 2026 já começou. Nesta semana, as seleções sul-americanas iniciaram a disputa das Eliminatórias para o torneio que acontecerá nos Estados Unidos, México e Canadá — pela primeira vez, o Mundial terá 48 participantes, configurando a maior edição de todos os tempos. A três anos do principal campeonato de futebol, ainda é difícil de cravar a presença de Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar, craques veteranos, mas que seguem convocados para as suas respectivas equipes. É possível, porém, projetar quais jovens podem brilhar na Copa que acontecerá na América do Norte. Abaixo, confira em quem ficar de olho nesta Data Fifa. Vale lembrar que as seleções europeias entram em campo pelas Eliminatórias da Eurocopa 2024 e por amistosos internacionais.

André (Brasil) 

A seleção brasileira poderá contar com vários novos rostos no Mundial de 2026, como Vitor Roque, Marcos Leonardo e Endrick. Para esta Data Fifa, entretanto, os dois primeiros foram convocados para a equipe olímpica, enquanto o terceiro continuará treinando no Palmeiras. Técnico interino, Fernando Diniz preferiu chamar a base que representou o Brasil no Catar, mas também lembrou de algumas promessas. Entre eles está o volante André, do Fluminense. Dinâmico, o volante vem brilhando no Tricolor das Laranjeiras e já recebeu uma proposta tentadora do Liverpool — o clube carioca preferiu recusar a oferta para tentar o título da Libertadores da América. Com apenas 22 anos, o jovem tem tudo para renovar o setor da Canarinho, que contou com Casemiro e Fabinho na última Copa.

Alejandro Garnacho (Argentina)

Atual campeã do mundo, a Argentina foi convocada para as duas rodadas iniciais das Eliminatórias Sul-Americanas com Lionel Messi, Ángel Di María e outros nomes importantes na conquista do título no Catar. O treinador Scaloni, porém, já está pensando na transição da equipe para a Copa de 2026 e também recordou de alguns garotos para os duelos contra Equador e Bolívia. O de maior destaque, sem dúvida, é Alejandro Garnacho, do Manchester United. Apesar de ter nascido na Espanha, o atacante é filho de mãe argentina e decidiu defender a Albiceleste. Com apenas 19 anos, o ponta-esquerda passou pelas categorias de base de Getafe e Atlético de Madrid antes de chegar nos Diabos Vermelhos. Na atual temporada, foi titular em dois dos quatro jogos da equipe britânica na Premier League. Habilidoso e bom no um contra um, o jovem é tratado como uma grande promessa do futebol mundial.

Lamine Yamal (Espanha)

Gavi, Pedri, Baldé e Dani Olmo foram alguns dos destaques da Espanha na última Copa do Mundo e que tendem a fazer parte do ciclo para 2026. Recém-contratado pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), o técnico Luís de La Fuente manteve a base de garotos e ainda acrescentou um nome: Lamine Yamal. Na base do Barcelona desde a infância, o atacante tem 16 anos e já brilhou em jogos do time principal dos catalães. Driblador, ele também se destaca pela visão de jogo e é tratado como uma das principais joias de La Masia. A expectativa, assim, é que o menino ganhe minutos nos duelos contra Geórgia e Chipre, pelas Eliminatórias da Euro.

Sandro Tonali (Itália)

Apesar de ser atual campeão europeia, a Itália está promovendo uma verdadeira revolução para tentar voltar a uma Copa do Mundo — sua última participação ocorreu em 2014. Com Luciano Spaletti como novo treinador, a “Azzurra” foi convocada sem alguns medalhões, como Verratti, Jorginho, Bonucci e Acerbi. Entre os novos nomes, o destaque é para Sandro Tonali, de 23 anos. Cria da base do Brescia, o meio-campista se destacou nas últimas temporadas pelo Milan e foi negociado para o Newcastle por 64 milhões de euros. Na Premier League, ele participou das quatro partidas da equipe britânica nesta temporada, anotando um gol. Ao todo,  já soma 14 participações pela seleção italiana. A tendência, agora, é Tonali assumir o protagonismo do time nacional.

Eddie Nketiah (Inglaterra)

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por EN14???? (@eddienketiah)

Um dos destaques do Arsenal na última temporada, o atacante Eddie Nketiah fará sua estreia pelo “English Team” nesta Data Fifa. Aos 24 anos, o centroavante foi chamado para os jogos contra Ucrânia, neste sábado, 9, e Escócia, na terça-feira, 12. A primeira partida é válida pelas Eliminatórias da Eurocopa, enquanto a segunda é apenas um amistoso. A princípio, o jogador será reserva da estrela Harry Kane, nova contratação do Bayern de Munique.

Florian Wirtz (Alemanha)

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Florian Wirtz (FW) (@flowirtz27)

Mesmo com o fracasso nos últimos dois Mundiais, a Alemanha permanece contando com nomes veteranos em seu plantel. Para os amistosos diante de França e Japão, o técnico Hansi Flick chamou Ter Stegen, Gundogan, Gnabry, Sané e companhia. Quem ainda está dando seus primeiros passos na seleção, por outro lado, é o meio-campista Florian Wirtz. Com apenas oito jogos na equipe nacional principal, o armador estava cotado para a Copa do Catar, mas ficou de fora após romper o ligamento cruzado. Aos 20 anos, o meia coleciona passagens por todas seleções de base. No Bayer de Leverkusen desde 2020, ele soma 107 partidas, com 25 gols e 32 assistências.

Facundo Pellistri – Uruguai

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por facu pellistri (@facupellistri)

Quem também está revigorando seu elenco é o Uruguai. Em seu começo de passagem pela seleção bicampeã mundial, o técnico Marcelo Bielsa deixou os craques Luis Suárez e Edinson Cavani de fora da lista de relacionados para os jogos das Eliminatórias. Para o público brasileiro, alguns nomes conhecidos foram lembrados, como Bruno Méndez (Corinthians), Joaquín Piquerez (Palmeiras) e Agustín Canobbio (Athletico-PR). Quem ainda não é famoso é o atacante Facundo Pellistri. Uma das sensações da base do Peñarol, o jovem foi contratado pelo Manchester United. Para ter mais rodagem na Europa, o ponta foi emprestado ao Alavés, da Espanha. A tendência, agora, é que ele também seja mais utilizado na Celeste e possa chegar à Copa como uma das referências técnicas da equipe sul-americana.

Xavi Simons (Holanda) 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Xavi Simons (@xavisimons)

Xavi Simons, é verdade, esteve na lista de convocados da seleção holandesa na Copa do Mundo de 2022. No Catar, porém, o meio-campista jogou apenas sete minutos, diante dos Estados Unidos, em confronto válido pelas oitavas de final. A tendência, agora, é que o jovem de 20 anos se consolide como uma das estrelas da Laranja Mecânica. Emprestado pelo Paris Saint-Germain ao RB Leipzig, Simons já tem dois gols e três assistências em apenas quatro partidas pela equipe alemã. Os holandeses encaram Grécia e Irlanda nesta quinta-feira, 7, e domingo, 10, respectivamente.


Fonte: jovempan

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.