19h50 – Boletim do TSE atualiza urnas substituídas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou seu balanço da quantidade total de urnas eletrônicas que precisaram ser substituídas até às 19h30. Nas capitais, houve um total de 248 trocas de urnas, o que representa 0,83%. No interior, foram 492 alterações, ou 0,57% e, no total, 740 substituições pelo país, ou 0,64%.
19h44 – Onyx Lorenzoni reconhece derrota no Rio Grande do Sul
Em um pronunciamento , o candidato derrotado ao governo do Estado do Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni (PL) realizou um pronunciamento e reconheceu a derrota nas urnas para Eduardo Leite (PSDB). Em sua breve fala, o ex-ministro do governo Bolsonaro afirmou que, “na democracia, a vontade da população é soberana”.
19h40 – Virada no eleitorado mineiro na votação à Presidência
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acaba de assumir a liderança no Estado de Minas Gerais, com 50,02% dos votos, contra 49,98% de Jair Bolsonaro (PL). Historicamente, o Estado representa uma antecipação do resultado da eleição nacional. O entendimento é que o candidato vitorioso no Estado também, tradicionalmente, é o vencedor no país. A diferença era de pouco mais de 5 mil votos.
19h35 – Manifestantes celebram liderança de Lula na Avenida Paulista
Com 50,75% dos votos totais e quase 98% das urnas eletrônicas apuradas no país, eleitores petistas acumulam-se na Avenida Paulista para celebrar o possível retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto.
19h33 – Jerônimo Rodrigues é eleito governador e mantém dinastia do PT na Bahia
Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito governador da Bahia. Com 96,13% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-secretário estadual de Educação já é matematicamente vitorioso entre o eleitorado baiano, somando 4,3 milhões de votos, o que representa 52,53% de apoio. Atrás dele, em segundo lugar, ficou ACM Neto (União Brasil), que recebeu 47,47% dos votos. Clique aqui para saber mais.
19h31 – Paulo Dantas é reeleito governador de Alagoas
Com 96,88% das urnas eletrônicas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB) está matematicamente reeleito ao cargo no Palácio dos Palmares. Ele somou 52,38% dos votos no Estado e tem a vaga garantida por mais quatro anos. Em segundo lugar, o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) alcançou 47,62% de apoio do eleitorado. Clique aqui para saber mais.
19h30 – Tarcísio Gomes de Freitas é eleito governador de São Paulo
O ex-ministro do Trabalho e da Previdência Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) foi eleito o novo governador de São Paulo, com 53,3% dos votos válidos. A confirmação da vitória republicana acontece após apuração de 93,3% das urnas eletrônicas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A eleição deste domingo, 30, confirma o protagonismo de Tarcísio de Freitas na disputa ao maior colégio eleitoral do país. Clique aqui para saber mais.
19h26 – Coronel Marcos Rocha é reeleito governador em Rondônia
Em disputa acirrada, o Coronel Marcos Rocha (União Brasil) foi reeleito governador de Rondônia. Com 96,3% das urnas apuradas, o político do União Brasil tinha 52,7% dos votos válidos. Ele venceu o candidato do Partido Liberal (PL), Marcos Rogério, que alcançou 47,3% dos votos. Foi a segunda participação de Rocha em uma eleição. Clique aqui para saber mais.
19h23 – Fábio Mitidieri supera Rogério Carvalho e é eleito novo governador de Sergipe
Em uma eleição conturbada, que contou com o indeferimento de uma candidatura a três dias do primeiro turno, a população do Estado de Sergipe foi às urnas neste domingo, 30, e escolheu seu novo governador: Fábio Mitidieri (PSD). O empresário de 45 anos, que atualmente exerce o cargo de deputado federal, protagonizou uma virada neste segundo turno, já que no dia 2 de outubro o congressista passou para a decisão do pleito ao cargo de governador em segundo lugar. Clique aqui para saber mais.
19h20 – Raquel Lyra derrota Marília Arraes e é eleita governadora de Pernambuco
O Estado de Pernambuco terá uma nova governadora pelos próximos quatro anos: Raquel Teixeira Lyra Lucena (PSDB). Assim como no primeiro turno, neste domingo, 30, a política tucana foi a candidata mais votada para o cargo de chefe do Executivo pernambucano e foi eleita com 58,87% dos votos válidos. Sua adversária, Marília Arraes (Solidariedade), contabilizou 41,13% da preferência do eleitorado, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Clique aqui para saber mais.
19h16 – PSDB comemora vitórias nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul
Após a confirmação de que Eduardo Leite, Eduardo Riedel e Raquel Lyra foram eleitos no RS, MS e PE, respectivamente, o perfil no Twitter do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) celebrou os triunfos e afirmou que sai “revigorado” deste domingo, 30. “Parabéns aos nossos candidatos!”, pontuou a legenda.
Com as vitórias de Raquel Lyra, em Pernambuco, Eduardo Leite, no RS, e Eduardo Riedel, no MS, o PSDB sai bastante revigorado nas votações de segundo turno, com novas lideranças que farão toda diferença no futuro de seus estados e o Brasil.
— PSDB ???????? (@PSDBoficial) October 30, 2022
19h13 – MPT registra mais de 2.500 denúncias de assédio eleitoral em todo o país
O Ministério Público do Trabalho (MPT) registrou 2.544 denúncias de assédio eleitoral em todo o território nacional nas eleições deste ano. Segundo o MPT, 1945 empresas foram alvo de denúncias. Os números são bem maiores se comparado com o pleito de 2018. Na ocasião, foram 212 queixas do crime, com 98 empresas denunciadas. Clique aqui para saber mais.
19h10 – Jorginho Mello vence Décio Lima e é eleito governador de Santa Catarina
O senador Jorginho Mello (PL) confirmou a expectativa das pesquisas eleitorais e foi eleito o novo governador do Estado de Santa Catarina, neste domingo, 30. Com 77,2% das urnas apuradas, o candidato do Partido Liberal, o mesmo do presidente Jair Bolsonaro, tinha 70,8% dos votos válidos, ante 29,2% de seu adversário, o petista Décio Lima (PT), de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Clique aqui para saber mais.
19h07 – Alexandre de Moraes visita a sala de totalização dos votos
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, visitou a sala de totalização dos votos do órgão após o fim do prazo para votação. Com sede em Brasília, o mandatário da Corte foi recepcionado pelo secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Julio Valente. No local, o magistrado agradeceu aos servidores pelo trabalho realizado, não somente durante o pleito, mas em todo o processo eleitoral.
19h04 – Eduardo Leite é reeleito governador do Rio Grande do Sul
Eduardo Leite (PSDB) foi reeleito governador do Estado de Rio Grande do Sul, com vitória no segundo turno das eleições 2022. Ao lado de seu vice, Gabriel Souza (MDB), o tucano alcançou 3,3 milhões de votos no Estado, o que representa 57,10% de apoio do eleitorado gaúcho, considerando dados de 89,63% das urnas eletrônicas já apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Clique aqui para saber mais.
19h – Wilson Lima confirma favoritismo e é reeleito governador do Amazonas
Wilson Lima (União Brasil) foi reeleito governador do Amazonas no segundo turno das eleições 2022, neste domingo, 30. Com 90,69% das urnas apuradas, o atual chefe de Estado tinha 57% dos válidos. Seu adversário na corrida eleitoral, o senador Eduardo Braga (MDB), que governou o Estado entre 2003 e 2010, tinha 43% dos votos. Lima conquistou mais que o dobro de votos do emedebista no primeiro turno (819.784, ante 401.817 do parlamentar), o que lhe garantiu uma ampla vantagem. Clique aqui para saber mais.
18h56 – Petista assume a liderança na corrida à Presidência
Com quase 80% das urnas apuradas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou a liderança na corrida ao comando do Palácio do Planalto e contabiliza 50,29% dos votos totais. Jair Bolsonaro (PL), atual mandatário e candidato à reeleição, têm 49,71%.
18h52 – João Azevêdo é reeleito governador da Paraíba
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), foi reeleito ao cargo neste domingo, 30. Com 97,19% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele acumula 52,33% dos votos e tem sua vaga garantida por mais quatro anos. Azevêdo venceu no segundo turno o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), que computa 47,67% dos votos. Clique aqui para saber mais.
18h47 – Operação Eleições registra 308 crimes eleitorais e quase 40 prisões no segundo turno
Realizada em todo o Brasil e encabeçada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Eleições 2022 registrou neste domingo, 30, um total de 308 crimes eleitorais além de 81 ocorrências por tentativa ou violação do sigilo do voto. Outras 70 infrações foram cometidas por desobediência a ordens da Justiça Eleitoral, além de 39 prisões.
18h42 – Avenida Paulista passa a receber manifestantes pró-Lula e pró-Bolsonaro
Após o fim do prazo eleitoral para votação e início da apuração das urnas eletrônicas, eleitores paulistanos passaram a ocupar a Avenida Paulista para acompanhar a contagem de votos. Com cânticos pró-Lula e pró-Bolsonaro, a população divide-se na expectativa do próximo presidente da República.
18h34 – Renato Casagrande, do PSB, é reeleito governador do Espírito Santo
Renato Casagrande (PSB) foi reeleito governador do Espírito Santo com 53,90% dos votos válidos no segundo turno. Ele desbancou Carlos Manato (PL) que obteve 46,10% dos votos na votação deste domingo, 30. A vitória era esperada, visto que o atual governador obteve uma grande vantagem sobre o adversário também no primeiro turno, quando recebeu 46,94% dos votos enquanto Manato somou 38,48%. Clique aqui para saber mais.
18h30 – Votação para presidente ultrapassa a metade das urnas apuradas
Com 50% das urnas apuradas, Jair Bolsonaro tem 50,3% dos votos, ante 49,7% de Lula. A diferença de pontos percentuais entre os candidatos segue em queda.
18h27 – Eduardo Riedel é eleito governador do Mato Grosso do Sul
Com 93% das urnas apuradas, ex-secretário de Infraestrutura do Estado foi eleito neste domingo, 30, governador do Mato Grosso do Sul. Eduardo Riedel (PSDB) acumula 56,43% dos votos e tem sua vaga garantida para os próximos quatro anos. Riedel venceu no segundo turno o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB), que computa 43,57% dos votos. Clique aqui para saber mais.
18h23 – Polícia Militar de São Paulo realiza policiamento com drones no centro paulistano
Por meio das redes sociais, a instituição afirmou que houve uma intensificação no policiamento na região da Avenida Paulista, na capital. “Equipe “Olho de Águia” da PM acompanha a movimentação dos eleitores por meio de drone”, explica a PMSP.
PMESP NAS ELEIÇÕES 2022
Intensificação do policiamento na região da Avenida Paulista, na capital. Equipe “Olho de Águia” da PM acompanha a movimentação dos eleitores por meio de drone.
POR VOCÊ E PELA DEMOCRACIA pic.twitter.com/CaeIzQRC1T
— Polícia Militar do Estado de São Paulo (@PMESP) October 30, 2022
18h18 – Leite busca reeleição e mais quatro anos de comando no Paládio do Piratini
No Rio Grande do Sul, onde mais da metade das urnas eletrônicas já foram apuradas, o candidato Eduardo Leite (PSDB) acumula quase 400 mil votos a mais do que Onyx Lorenzoni, ex-ministro do governo Bolsonaro. O tucano e candidato à reeleição segue com 55,83% dos votos contra 44,17% de seu adversário.
18h10 – Diferença de Bolsonaro para Lula segue em queda
Com mais de um terço das urnas eletrônicas apuradas, Jair Bolsonaro (PL) segue na liderança, mas sua vantagem encontra-se em queda. Em pontos percentuais, a diferença entre o candidato a reeleição e o ex-presidente Lula (PT), que já foi de 10,78 p.p., encontra-se no momento com 1,5 ponto percentual.
18h05 – Moraes diz que caso envolvendo Carla Zambelli não é de responsabilidade do TSE
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou que o caso envolvendo a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), onde a parlamentar apontou uma arma a um homem, não é de responsabilidade da Corte Eleitoral. O caso ocorreu na tarde de ontem, 29, em São Paulo, e será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Clique aqui para saber mais.
18h – Considerada estado chave no jogo eleitoral, Bolsonaro vira em Minas Gerais
O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, está na frente em Minas Gerais, que tradicionalmente antecipa o resultado da eleição nacional. A região é considerada estratégica, já que nenhum presidente eleito desde a redemocratização perdeu no Estado. Até 17h59, o mandatário tinha 50,07%, ante 49,93% de Lula. A diferença era de pouco mais de 2 mil votos.
17h57 – Tarcísio de Freitas amplia liderança na corrida ao Palácio dos Bandeirantes
Após ter mais de 10% das seções eleitorais apuradas no Estado mais rico do país, o candidato apoiado por Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece com quase 1.5 milhão de votos ou 58,01% da preferência do eleitorado. Já o candidato petista, Fernando Haddad (PT), segue com pouco mais de um milhão de votantes, com 41,99%.
17h54 – Bolsonaro vence disputa no Distrito Federal
Com mais de 95% das urnas apuradas no DF, o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o mais escolhido entre os eleitores locais. Até o momento, quase 1 milhão de votantes foram às urnas e escolheram o candidato à reeleição, Lula aparece com 41,10% da preferência do eleitorado, com 696.183 votos.
17h48 – Disputa acirrada pelo cargo de governador da Bahia
A disputa na Bahia encontra-se acirrada, com menos de 30 mil votos separando a liderança de ACM Neto (União Brasil), que está com 50,86% e 527.473 dos votos totais, de Jerônimo (PT), com 49,14% e 509.656 eleitores baianos. Na região, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida ao Planalto com 72,72% na preferência dos votantes locais e Bolsonaro com 27,28%.
17h42 – Apuração avançada no Estado do Amazonas
Já em terras amazonenses, o candidato Wilson Lima (União Brasil) aproxima-se dos 500 mil votos e contabiliza quase 60% dos votos. Eduardo Braga (MDB), que também concorre ao cargo de chefe do Executivo estadual, têm 41,59% da preferência do eleitorado com quase 40% das urnas eletrônicas apuradas.
17h38 – Paulo Dantas abre contagem de votos na liderança no Alagoas
No Estado alagoano, onde as urnas eletrônicas ultrapassaram os 3% de apuração, o candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Paulo Dantas (MDB), aparece com 55,70% dos votos válidos. Seu adversário, Rodrigo Cunha (União Brasil), contabiliza 44,30% do eleitorado.
17h35 – Bolsonaro segue na liderança do pleito federal
Com 10,09% das urnas apuradas, Jair Bolsonaro (PL) segue na liderança com 52,05% dos votos, o que representa pouco mais de 6 milhões eleitores. Já o ex-presidente Lula (PT) tem 47,78% dos votos, ou mais 5.5 milhões de votos. A diferença entre ambos é de pouco mais de 510 mil eleitores.
17h30 – Tarcísio lidera corrida ao governo em São Paulo
Com 1% das urnas eletrônicas para o cargo de governador em São Paulo, o ex-ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lidera a corrida para comandar o Palácio dos Bandeirantes no próximo quadriênio com 60,22% dos votos contra 39,78% de Fernando Haddad (PT).
17h22 – Apuração presidencial passa de 1% das urnas apuradas.
Com 1,16% das urnas apuradas, Jair Bolsonaro (PL) lidera com 56,68% dos votos, o que representa pouco mais de 833 mil eleitores. Já o ex-presidente Lula (PT) tem 43,32% dos votos, ou quase 637 mil votos.
17h20 – Com tabelas e mapas, Jovem Pan realiza acompanhamento dos resultados eleitorais. Clique aqui para conferir a apuração em tempo real.
17h10 – Quase 20 Estados brasileiros já iniciaram a contagem dos votos
Distrito Federal, Santa Catarina, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins já passaram a divulgar os votos dos eleitores para Presidência e, em Estados que encontram-se com a disputa de governador em aberto, dos chefes do Executivo estadual. No DF, com 1,01% das urnas apuradas, Jair Bolsonaro (PL) lidera com 59,52% dos votos, o que representa pouco mais de 10 mil eleitores. Já o ex-presidente Lula (PT) tem 40,48% dos votos, ou quase 7 mil votos.
17h – Urnas são fechadas em todo o Brasil e apuração se inicia
Com o fim do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que as votações fossem realizadas, o portal do órgão passou a realizar a apuração das urnas eletrônicas. Nos demais países, a divulgação dos resultados encontra-se adiantado, com mais de 50% das urnas apuradas. Lula encontra-se na liderança com 57,29% e Bolsonaro com 42,71% da preferência do eleitorado.
Neste domingo, 30, o segundo turno das eleições de 2022, 156 milhões de brasileiros foram às urnas eleger o presidente do Brasil, além de 12 Estados escolheram seus representantes para os cargos de governadores. Na primeira etapa de votação, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 57.259.504 votos, o equivalente a 48,43% do eleitorado brasileiro, ante 43,20% do atual presidente da República Jair Bolsonaro (PL), que chegou a 51.072.345 votos. Em tempo real, acompanhe a apuração das urnas eletrônicas e dos nomes que passarão a comandar os Estados e a Presidência.