Acontece neste domingo, 12, às 21h (horário de Brasília), em Los Angeles, nos Estados Unidos, a 95ª edição do Oscar. Assim como foi no ano passado, o evento não terá cobertura da TV brasileira, podendo ser acompanhada pelo streaming HBO Max e o canal fechado TNT, mas o site da Jovem Pan vai trazer os principais acontecimentos. Após a premiação polêmica de 2022, que teve o ator Will Smith dando um tapa na cara do comediante Chris Rock, neste domingo, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas terá uma equipe de crise de prontidão. Apresentador pelo comediante Jimmy Kemmel, que já assumiu essa função três vezes – ele comandou a premiação em 2017 e 2018 -, o Oscar tem como favorito o filme de ficção científica “Tudo em todo Lugar ao Mesmo Tempo”, que chama atenção por ser uma obra cinematográfica diferente dos habituais vencedores da premiação. Ele lidera a disputa com 11 indicações, seguido do filme sobre a Primeira Guerra Mundial “Nada de Novo no Front” e da comédia “Os Banshees de Inisherin”, ambos com nove. Se para melhor filme, um nome já parece certo, para as demais categorias há uma disputa acirrada. Mudanças marcam a premiação neste ano, a começar pelo tapete, que não será o tradicional vermelho. Para 2023, a Academia optou pela cor champanhe. Outra alteração que chama atenção é a dúvida sobre o responsável por entregar o prêmio de melhor atriz. Com Will Smith proibido de comparecer à premiação por uma década, ele não poderá seguir com a tradição, em que o vencedor do ano anterior entregar o prêmio a mais nova vencedora. Ainda não foi divulgado quem irá substituí-lo, o que aumenta ainda mais a expectativa da cerimônia. Veja o que esperar do Oscar 2023.
22h55 – ‘Nunca tinha feito filme antes, então isso é brilhante’, diz vencedor de ‘Melhor Curta de Animação’
The Boy, the Mole, the Fox, and the Horse, desbancou os concorretes e ficou com a estatueta de Melhor Curta de Animação. Obra concorria com The Flying Sailor, Ice Merchants, My Year of Dicks e An Ostrich Told Me the World is Fake, and I Think I Believe It.
‘O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo’ venceu o Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação. #Oscars pic.twitter.com/EeCAnjzL72
— CINEMA 505 (@CINEMA505) March 13, 2023
22h53 – The Elephant Whisperers é eleito ‘Melhor Documentário em Curta Metragem’
Produção indiana concorria com: Haulout, How do You Measure a Year?, The Martha Mitchell Effect e Stranger at the Gate. “Vim aqui falar do nosso elo com o mundo natural. Obirgada academia por mostrar pessoas indígenas e naturais. Agradeço a todos.’, disse a diretora.
22h50 – Confira os primeiro vencedores
Melhor Filme Internacional: Nada Novo no Front
Melhor Figurino: Wakanda para Sempre
Melhor Cabelo e Maquiagem: A Baleia
Melhor fotografia: James Friend (Nada de Novo no Front)
Melhor Curta Live-action: ‘An Irish Goodbye’
Melhor Documentário: Navalny
Melhor Atriz Coadjuvante: Jamie Lee Curtis
Melhor Ator Coadjuvante: Ke Huy Quan
Melhor Animação: Pinóquio
22h47 – ‘Nada Novo no Front’ leva como ‘Melhor Filme Internacional’
Em disputa com Argentina, 1985, Close, Eo e A Menina Silenciosa, o filme alemão Nada de Novo no Front levou a melhor e venceu como Melhor Filme Internacional. Ele era apontado como favorito.
The Oscar for Best International Film will be on a one-way flight to Germany ????????. Congratulations to the @allquietmovie team! #Oscars #Oscars95 pic.twitter.com/zBVBeRdtD0
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
22h42 – Apresentações musicais da noite
Seguindo a tradição dos últimos anos, os artistas indicados ao prêmio de melhor canção original irão se apresentar na cerimônia. Havia um boato de que Lady Gaga não estaria presente por causa de um conflito de agenda, porque, a rede ABC NEWS confirmou que a artista está no Dolby Theatre e vai se apresentar, assim como as outras grandes atrações vão animar a noite, sendo uma delas – talvez a mais esperada – a da cantora Rihanna.
Rihanna – Lift Me UP, de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
Lady Gaga – Hold My Hand, de Top Gun: Maverick
Diane Warren e Sofia Carson – Applause, de Tell it Like a Woman
David Byrne, Stephanie Hsu e Son Lux (This is a Life, de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
Rahul Sipligunj e Kaala Bhairava (Naatu Naatu, de RRR – Revolta, Rebelião e Revolução)
Lenny Kravitz fará uma perfomance ao vivo durante o “In Memoriam”
22h33 – Apresentação de ‘Naatu Naatu’, canção do filme RRR, apontada como favorita ao prêmio ‘Melhor Canção Original’
Apresentação do favorito à melhor canção no Oscar: “Naatu Naatu” (“RRR”)#Oscars #Oscars2023 pic.twitter.com/lmfn3NL4KS
— Tiago Pereira (@tjpc33) March 13, 2023
22h30 – Prêmio de ‘Melhor Figurino’ vai para Pantera Negra: Wakanda para Sempre
Pantera Negra: Wakanda para Sempre leva como ‘Melhor Figurino’. “Obrigada Academia por reconhecer o super-horoi que é a mulher negra. Ela ama, supera, ela é todas as mulheres nesse filme que me preparou para esse momento”, agradeceu. “Juntos estamos reformando como a cultura é representanda. Compartilho esse prêmio com muitos artistas que ajudaram a criar o figurio de Wakanda”, finalizou Ruth Carter. O filme da Marvel concorria com Babilônia, Elvis, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo e Sra. Harris Vai a Paris.
22h18 – A Baleia vence como ‘Melhor Cabelo e Maquiagem’
“Queremos agradecer nossos parceiros e nosso ator incrível”, agradeceram. A Baleia competia com: Nada de Novo no Front, Batman, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre e Elvis.
And the Oscar for Best Hair & Makeup goes to…’The Whale’ #Oscars95 pic.twitter.com/SthtO76sFQ
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
22h17 – ‘Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo’: o favorito da noite
“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, dos diretores Daniel Kwan, Daniel Scheinert concorre em 10 categorias, com 11 indicações — em atriz coadjuvante, o filme emplacou duas concorrentes: Jamie Lee Curtis e Stephanie Hsu. O filme, que fez bons números de bilheteria, US$ 100 milhões, graças à divulgação orgânica e boca a boca, chama atenção por ser diferente dos habituais vencedores do Oscar. Ele conta mostra uma imigrante chinesa, dona de uma lavanderia, que luta contra um vilão interdimensional que acaba sendo sua própria filha. O elenco do filme é majoritariamente asiático e muito carismático, e conta ainda com a estrela Jamie Lee Curtis. A produção dominou a temporada de premiações de Hollywood.
alguém tem dúvida de q Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo NASCEU pra fazer história? ???????? pic.twitter.com/VzcR9OLcxp
— Prime Video Brasil (@PrimeVideoBR) February 27, 2023
Mas, ao contrário do que acontece em outras categorias do Oscar, o “Tudo…” pode ficar em desvantagem na categoria de Melhor Filme, devido ao sistema de votação de “preferência”, no qual os membros da Academia classificam os indicados do melhor ao pior. Este método pune os filmes que geram reações mistas. E, segundo Feinberg, “muitos” membros eleitores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas “simplesmente não entendem” o frenético fascínio pelo filme.
22h12 – Favoritos estão se concretizando
Com exceção da categoria ‘Melhor Atriz Coadjuvante’, os favoritos estão de concretizando e levando as estatuetas. Veja os vencedores até o momento:
Melhor fotografia: James Friend (Nada de Novo no Front)
Melhor Curta Live-action: ‘An Irish Goodbye’
Melhor Documentário: Navalny
Melhor Atriz Coadjuvante: Jamie Lee Curtis
Melhor Ator Coadjuvante: Ke Huy Quan
Melhor Animação: Pinóquio
22h07 – Nada de Novo no Front vence categoria ‘Melhor Fotografia’
“Quero agradecer minha equipe que fez isso acontecer e me fez parecer melhor do que eu sou. Quando eu disse que queria entrar no circo, meu pai e mãe acreditaram em mim”, disse James Friend, se referindo ao mundo do cinema. O artista era apontado como o favorito.
22h03 – Melhor fotografia é o prêmio da vez; veja os indicados
James Friend (Nada de Novo no Front)
Darius Khondji (Bardo: Falsa Crônica de Algumas Verdades)
Mandy Walker (Elvis)
Roger Deakins (Império da Luz)
Florian Hoffmeister (Tár)
22h01 – ‘An Irish Goodbye’ vence como Melhor Curta de Ação ao Vivo!
‘Obrigada academia por essa honra incrível, o trabalho de vocês que nos inspira’, disse Tom berkeley, diretor do documentário.
‘An Irish Goodbye’ is taking home the Oscar for Best Live Action Short Film! #Oscars95 pic.twitter.com/hXZrfyCbq4
— The Academy (@TheAcademy) March 13, 2023
21h59 – Indicador a Melhor Curta Live-action
An Irish Goodbye
Ivalu
Le Pupille
Night Ride
The Red Suitcase
21h54 – ‘Navalny’ leva o prêmio de ‘Melhor Documentário’
‘A coragem de vocês foi o que possibilitou que esse documentário existisse’, disse o diretor do projeto, mandando recado para Alexei Navalny, líder da oposição russa que está preso. “Líder da oposição russa segue na solitária pela guerra injusta de Vladimir Putin contra Ucrânia, dedico esse prêmio a ele’. Rússia e Ucrânia estão em guerra há um ano. O direto, chamou a esposa de Navaly para fazer um discurso. “Meu marido está na prisão por falar a verdade e defendeu a verdade. Alexei estou sonhando com o dia que você vai ser libertado e nosso país vai ser livre. Fique forte meu amor, disse a e Yulia Navalny.
21h50 – Categoria ‘Melhor Documentário’; veja os indicados
– “All That Breathes”
– “All the Beauty and the Bloodshed”
– “Vulcões: A Tragédia de Katia e Maurice Krafft”
– “A House Made of Splinters”
– “Navalny”
21h48 – Relembre as polêmicas e erros dos Oscar
As últimas edições do Oscar foram marcadas por problemas e polêmicas na cerimônia. O papelão mais famoso é o de 2017, quando os envelopes foram invertidos e La La Land – Cantando Estações acabou anunciado como melhor filme. Na verdade, o vencedor era Moonlight. Aquela edição também teve Jan Chapman, que estava viva, homenageada durante o “In Memoriam”, um quadro do Oscar para personalidades que já morreram. Durante a cerimônia de 2021, a Academia polemizou ao inverter a ordem dos prêmios e anunciar o Oscar de melhor filme antes das categorias de atuação. Para completar, Antony Hopkins, que venceu o prêmio naquele ano, não estava presente na cerimônia e, consequentemente, não discursou. Já em 2022, o Oscar ficou marcado pelo tapa de Will Smith em Chris Rock, que abriu uma ferida na Academia. Para este ano, foi criado um comitê anticrise (leia abaixo). No entanto, o apresentador Jimmy Kimmel admite que o assunto lhe aflige. “Um zilhão de coisas foram ditas sobre isso, mas eu tenho que espremer apenas mais algumas gotas do limão. Acho que tenho uma opinião que ninguém ouviu ainda. Não vamos insistir nisso, mas certamente será abordado”, disse o “host” do Oscar 2023. “É claro que não quero fazer todo o monólogo sobre este assunto, mas seria ridículo não mencioná-lo”.
21h40 – Jamie Lee Curtis bate Angela Bassett e vence como ‘Melhor Atriz Coadjuvante’
A atriz Jamie Lee Curtis, de ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’, superou Angela Bassett e foi eleita a ‘Melhor Atriz Coadjuvante’. “Não sou só eu, represento centenas de pessoas. Minha equipe toda. Todo grupo de artistas que fizeram esse filme, nós ganhamos esse Oscar. Pai e mãe, acabei de ganhar um Oscar”, disse a vencedora enquanto recebia o prêmio.
21h35 – Melhor Atriz Coadjuvante é a terceira categoria da noite; veja as indicadas
– Angela Bassett, “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”
– Hong Chau, “A Baleia”
– Kerry Condon, “Os Banshees de Inisherin”
– Jamie Lee Curtis, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”
– Stephanie Hsu, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”
21h32 – Ke Huy Quan, de ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’, é o vencedor de ‘Melhor ator Coadjuvante’
O ator Ke Huy Quan, de ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’, fez jus as expectativas e levou o prêmio de ‘Melhor Ator Coadjuvante’. Ele já era apontado como o grande favorito da noite. Ao subir ao palco, ele foi ovacionado por todos que estavam na plateia que levantaram para aplaudi-lo. “Minha mãe tem 84 anos e está em casa assistindo. Mãe eu ganhei o Oscar”, disse, muito emocionado. “Comecei em um acampamento para refugiados e vim parar aqui. Dizem que histórias assim só acontecem no cinema, e eu vim parar aqui. Esse é o verdadeiro sonho americano. Obrigado a todos.”, acrescentou, deixando um recado para o público: ‘Precisamos acreditar nos sonhos e eu quase desisti do meu”.
21h27 – Melhor ator coadjuvante é a segunda categoria da noite; veja os indicados
– Brendan Gleeson, “Os Banshees de Inisherin”
– Brian Tyree Henry, “Passagem”
– Judd Hirsch, “Os Fabelman”
– Barry Keoghan, “Os Banshees de Inisherin”
– Ke Huy Quan, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”
21h24 – Ordem das categorias no Oscar 2023
Essa é a ordem pessoal!#Oscars pic.twitter.com/i0OnCQmG8z
— C de Caneca (@CdeCaneca) March 13, 2023
21h20 – Pinóquio leva como Melhor Animação
Conforme já era esperado, o filme Pinóquio, de Guillermo del Toro, leva como melhor filme de animação e é o primeiro vencedor da noite. “Continuem a falar sobre o filme de animação”, pediu o diretor do filme ao discursar quando recebeu o prêmio.
????| “Pinóquio por Guillermo del Toro” venceu o #Oscars na categoria de Melhor Animação. pic.twitter.com/in2pmnCsSR
— PORTAL VIX NEWS (@VixNewss) March 13, 2023
21h19 – Indicados de Melhor Animação
– “Pinóquio por Guillermo del Toro”
– “Marcel the Shell With Shoes On”
– “Gato de Botas 2: O Último Pedido”
– “A Fera do Mar”
– “Red: Crescer é uma Fera”
21h18 – Primeira categoria do Oscar será ‘Melhor Animação’; saiba quais as outras 22
Ao todo, 23 categorias estão sendo disputadas neste domingo, 12. Além das mais esperadas, como melhor filme, ator e atriz, também existem outras que compõem a premiação. São elas:
21h17 – Tapa de Will Smith em Chris Rock ressoa em 2023 e faz Oscar quebrar tradição
Em 2022, durante a premiação do Oscar, todos foram surpreendidos pelo tapa que o ator Will Smith – que venceu como melhor ator – deu no comediante Chris Rock após para defender sua esposa, Jada Smith. Apesar de já fazer um ano do acontecimento, o ocorrido ainda repercute em 2023, e fez a Academia quebrar uma tradição. Pela primeira vez, a vencedora da categoria melhor atriz não vai receber o prêmio das mãos do eleito melhor ator do ano anterior. Com Smith proibido que comparecer à premiação durante uma década, outra pessoa será encarregada da função, contudo, ainda não foi divulgado quem irá substituir Smith. Outra mudança, é que nesse ano há uma gestão de crise para agira caso algo aconteça.
21h15 – Relembre os vencedores do Oscar 2022
21h08 – Começa premiação; Jimmy Kemmel discursa
Apesar do comediante Jimmy Kemmel ser o principal apresentador da premiação, outros nomes também vão estar presentes e vão ajudar na cerimônia. Saiba quais são:
Ver essa foto no Instagram
21h – Veja como será primeiro Oscar após tapa de Will Smith em Chris Rock
O fim da atual temporada de premiações do cinema mundial acontece neste domingo, 12, com a cerimônia do Oscar 2023. O evento será realizado no Dolby Theathre, em Los Angeles, nos Estados Unidos, a partir das 22h (horário de Brasília). A cerimônia tenta corrigir os erros recentes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, evitar polêmicas e alavancar a audiência, que registrou os piores índices da história em 2021. No ano passado, os números melhoraram, mas não pelo motivo que a Academia gostaria. O tapa de Will Smith em Chris Rock devido a uma piada sobre o cabelo de Jada Pinkett Smith, esposa do astro de “King Richard”, atraiu os olhares do público, mas manchou a 94ª cerimônia do Oscar. O barulho provocado pelo golpe de Smith ressoa até hoje e certamente provocará efeitos no evento desta noite. Saiba como vai ser a noite de premiação.