O presidente eleito no pleito de outubro de 2022 Luiz Inácio Lula da Silva (PT) toma posse como chefe do Executivo Nacional neste domingo, 1º. Além dele, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) também será empossado neste domingo. A cerimônia está marcada para começar às 15h e acontecerá no Congresso Nacional, em Brasília. Além do evento, estão confirmados shows na região e a expectativa é de que milhares de pessoas compareçam à cerimônia. Lula voltará ao Planalto 12 anos depois de deixar o cargo e ser substituído por Dilma Rousseff. O petista terminou de anunciar sua equipe de ministros na última quinta-feira, 29, confirmando nomes como Marina Silva (Meio-Ambiente) e Simone Tebet (Planejamento). São esperadas as presenças de ao menos 11 governadores, incluindo Cláudio Castro (PL), que, durante a campanha, declarou apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, também do PL.
15h06 – Lula e Geraldo Alckmin são empossados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin foram empossados. O petista iniciará seu terceiro mandato. Ele governou o país entre 2003 a 2006. Foi reeleito e ficou na Presidência da República até 2010. Lua foi eleito em segundo turno com com 50,9% dos votos válidos (60,3 milhões de votos). Será o 39º presidente da República Federativa do Brasil.
15h02 – Hino Nacional
O Hino Nacional brasileiro é executado na Câmara dos Deputados
14h59 – Homenagem a Pelé
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco, pediu um minuto de silêncio em homenagem a Pelé. O Rei do Futebol morreu aos 82 anos na última quinta-feira, 29. Em seguida, houve uma salva de palmas.
Aplaudidos ao entrar no plenário da Câmara dos Deputados, Lula e Alckmin seguiram para o centro da mesa diretora para o início da cerimônia institucional de posse. A condução da solenidade ficará por conta do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Também estão presentes a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, o procurador-geral da República, Augusto Aras, o vice-presidente do Congresso Nacional Lincoln Portela e Luciano Bivar. A cerimônia iniciará com o Hino Nacional, segue com a leitura do compromisso institucional, proclamação do decreto da posse, assinatura do termo de posse e finaliza com o primeiro discurso de Lula como presidente eleito.
Acompanhado de Janja, Geraldo Alckmin e Lu Alckmin, Lula desceu do Rolls-Royce e segue para o Congresso Nacional, aonde será realizada a cerimônia de posse. O presidente e o vice desceram juntos e foram recebidos pelos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, respectivamente. Em solenidade no Plenário da Câmara dos Deputados, o presidente deve fazer um discurso apolítico antes de seguir para o Palácio do Planalto.
O presidente Lula começou com o tradicional desfile pela Esplanada dos Ministérios. Ele apareceu no Rolls-Royce presidencial ao lado do vice, Geraldo Alckmin, a primeira-dama Janja Lula da Silva e Lu Alckmin, esposa do vice-presidente. Tradicionalmente, o veículo é usado no desfile da cerimônia de posse entre a Catedral de Brasília e o Congresso Nacional. O carro fez o trajeto com a cobertura aberta, apesar das recomendações de forças de segurança de que o veículo fosse utilizado fechado. Foi a primeira vez que um vice acompanhou o presidente dentro do mesmo carro. A tradicional cavalaria não foi utilizada. Eles seguem para o Plenário da Câmara dos Deputados, aonde será realizado a posse institucional.
O comboio do presidente eleito já segue para o início da posse, cumprindo o horário previsto. O Rolls-Royce presidencial já está preparado para receber Lula e começar o desfile pela Esplanada dos Ministérios. A previsão é que o veículo saia a partir das 14h30 da Catedral de Brasília. Ao lado do vice-presidente, Geraldo Alckmin, Janja e Lu Alckmin, ele seguirá pela Via S1 em direção ao Congresso Nacional, para a posse constitucional, às 15h.
O presidente argentino, Alberto Fernández, já está em solo brasileiro e a caminho da posse presidencial. Ele postou uma fotos nas redes sociais ao lado do ministro das Relações Exteriores da Argentina, Santiago Cafiero, e do embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, anunciando sua chegada.
Ver essa foto no Instagram
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já chegou para a posse de Lula como presidente da República. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) chegou ao local por volta das 13h35. Outros ministros da Corte são esperados no evento, assim como lideranças das Forças Armadas
Uma multidão já está na Esplanada dos Ministérios acompanhando os shows e esperando a posse de Lula. Para isso, eles estão enfrentando um sol com grandes temperatura. Para ajudar as pessoas, um caminhão do Corpo de Bombeiros está jogando água na multidão, tentando refrescar os civis que estão no local.
Galera, vamos lembrar de hidratar, viu? Tá um calor danado e Lula vem daqui a pouco. Tão jogando água pra refrescar também, quase 30° em Brasília. Olha os bastidores aí pelas lentes do Roberto Stuckert Filho. ???????? É a Posse de Lula Presidente! ?? pic.twitter.com/XQSZwGcnDw
— Humberto Costa (@senadorhumberto) January 1, 2023
Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, um homem foi preso portando uma faca e explosivos enquanto tentava chegar à Esplanada dos Ministério. O homem ia em direção ao local da posse, mas teve que passar pela revista obrigatória, que encontrou os itens. O homem estaria indo do Rio de Janeiro para Brasília. O esquema de segurança para o evento foi reforçado para evitar problemas e garantir a integridade de todos os presentes.
Depois de especulação e dúvidas, o presidente Lula irá desfilar em carro aberto durante a cerimônia de posse. O carro usado no ato, o Rolls-Royce presidencial, já está preparado e passou por inspeção. O presidente irá percorrer o trajeto entre a Catedral de Brasília e o Congresso Nacional, onde o petista será empossado. As equipes de segurança recomendaram que Lula não desfilasse em carro aberto, temendo possíveis ataques que colocassem risco a integridade do presidente.
O Palácio do Itamaraty realizará um evento para receber autoridades nacionais e internacionais que vieram para participarem da posse de Lula. Ao todo, são esperados 18 chefes de Estado presentes na cerimônia, incluindo presidentes de país como Alemanha, Argentina e Espanha. Autoridades do primeiro escalão de outras nações, como França, Estados Unidos, Rússia e Ucrânia também vieram para a cerimônia.
Além da cerimônia oficial, shows de diversos artistas irão embalar Brasília durante o dia. Se apresentarão artistas como Duda Beat, Baianasystem, Pabllo Vittar, Martinho da Vila e Maria Rita. Os shows começaram meio dia e irão até a madrugada, sendo divididos em dois palcos.
Moradores e apoiadores começa a chegar à Esplanada dos Ministérios para acompanhar a posse de Lula. A expectativa é de que o público do evento fique entre 150 mil e 300 mil pessoas. A cor vermelha dominam a região e pessoas são vistas com cartazes e faixas de apoio ao petista.
A esperança está nas ruas e o povo brasileiro voltou ao poder!#LulaEoBrasilSubindoARampa pic.twitter.com/GG8blVqf8S
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) January 1, 2023
O Rolls-Royce presidencial já passou por inspeção e está na Esplanada dos Ministérios. Até o momento, não há confrimação de Lula e Janja, a primeira-dama, usarão o veículo. Tradicionalmente, ele é usado no desfile da cerimônia de posse entre a Catedral de Brasília e o Congresso Nacional.
Uma nova ameaça de bomba foi identificada em Brasília neste domingo, 1º. Um objeto suspeito foi encontrado em uma estação metrô. A Polícia Militar do Distrito Federal está no local avaliando o caso junto ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães). Nos últimos dias, diversas ameaças de bomba surgiram pela cidade com a proximidade da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na tarde de quinta-feira, 29, uma suspeita de bomba em uma quadra comercial do Sudoeste, região nobre de Brasília, mobilizou o Esquadrão Antibombas e o Corpo de Bombeiros. Uma mala abandonada foi encontrada no térreo de um prédio da quadra 302, mas foi confirmado como um alarme falso. Já no sábado, 24, uma bomba foi deixada pela manhã na Estrada Parque Aeroporto, próximo do Aeroporto Internacional de Brasília. O objeto foi encontrado à margem da pista de rolamento, no gramado de um canteiro central. Equipes da PMDF, do Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil e Federal agiram conjuntamente ao longo da manhã para desativar o explosivo. Ainda não há suspeitas preliminares sobre a autoria, mas o material apreendido foi entregue para perícia. O caso será investigado pela Polícia Civil.
“Eu fico ansioso para ver o que essa tensão toda pode provocar na posse do Lula (…) Eu quero ver quantas bandeiras brasileiras vão ter na frente do Palácio do Planalto, porque foram liberados, se eu não me engano, 40 mil lugares para as pessoas prestigiarem a cerimônia de posse do Lula. É uma cerimônia que está recheada de curiosidades. E a questão da faixa? Quem vai passar esse faixa? Façam suas apostas. Eu acredito que provavelmente seja o presidente da Câmara, que na linha sucessória seria a pessoa mais indicada a fazer isso”.
A solenidade para a posse de Lula está marcada para às 15h no Congresso. Os convidados deverão começar a chegar a partir das 13h45, com Lula e Alckmin chegando por volta das 14h30. Ainda não foi definido se os dois irão desfilar em carro aberto ou blindado.