Uma bisavó indiana de 92 anos começou a frequentar uma escola a fim de aprender a ler e escrever. Seu exemplo, inspirou outros, como informou as autoridades à imprensa local nesta quarta-feira, 27. Salima Khan, nascida em 1931 e casada desde os 14 anos, sonhou por toda vida poder ser alfabetizada. Originária de Bulandshahr, no estado de Uttar Pradesh, Khan conta que em sua infância não havia escolas para meninas na cidade. Há seis meses começou a estudar ao lado da esposa de seu neto. Sua história ficou conhecida depois que um vídeo no qual aparece contando até cem viralizou. “Meus netos me enganavam para que eu lhes desse mais dinheiro porque eu não sabia contar”, declarou ao jornal Times of India. “Esses dias acabaram”.
Seguindo seu exemplo, 25 mulheres de sua cidade começaram a frequentar aulas de alfabetização, disse a diretora da escola Pratibha Sharma ao Times of India. O Guinness World Records registra o falecido Kimani Ng’ang’a Maruge, do Quênia, como a pessoa mais velha a concluir o ensino fundamental, após ingressar em uma instituição de ensino em 2004 aos 84 anos. A taxa de alfabetização na Índia é de cerca de 73%, segundo o censo de 2011.
'Khan chachi' learns to read at 92, inspires a village in UP's Bulandshahr
Salima has completed six months of education and is able to read and write. Her video, counting from one to 100, is making waves on social media. https://t.co/sEKRaNy0Rg pic.twitter.com/LNTrPmOaEA
— The Times Of India (@timesofindia) September 27, 2023
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.