A menos de um mês do início do ano letivo, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) reclama de supostos erros na pontuação dos docentes na atribuição de aulas para a rede estadual e de falta de transparência. Antes manual, o processo passou a ser totalmente informatizado através da plataforma Secretaria Escolar Digital (SED). Na região, a situação atinge cerca de 4 mil professores contratados, profissionais que acabam pegando as vagas remanescentes dos efetivos, ou seja, servidores concursados. A Secretaria de Educação do Estado nega qualquer problema no procedimento.
Segundo a diretora estadual da Apeoesp, Suzi da Silva, muitos docentes receberam da Secretaria da Educação do Estado classificações incompatíveis com a titulação e também se queixaram da inconsistência de informações. "Muitos reclamaram que não conseguiam acompanhar o processo, daí vem a preocupação com a falta de transparência. Recebemos vários relatos de pontuações erradas e, mesmo entrando com recurso, não houve correção", alega Suzi.
A diretora também afirma haver problemas com a indicação de perfil de turmas. "Alguns professores foram escolhidos apenas com base na lista de escolas que indicaram e acabaram pegando aulas em turmas com as quais não têm afinidade. Isso causa um prejuízo pedagógico", explica Suzi. "Antes, era tudo manual. Demorava, mas era possível acompanhar", complementa.
A Secretaria de Educação do Estado informou que, com a implantação da SED, o processo de atribuição passou a ser mais simplificado e transparente. Segundo pasta, os docentes inscritos tiveram três períodos (setembro, outubro e novembro) para correção de qualquer problema ou inconsistência. "Todos os recursos relacionados a dados pessoais, formação e pontuação do docente foram recebidos, analisados e deferidos ou indeferidos pelas Diretorias de Ensino até 8 de novembro de 2021", conclui a secretaria.
Fonte: jcnet
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.