O conhecimento produzido no Jardim Botânico de Bauru ultrapassou as fronteiras do País. Pesquisas realizadas no local resultaram em um artigo publicado na Roots, revista internacional de cunho educativo para jardins botânicos no mundo todo.
O artigo "Impacto da interação entre os visitantes e fauna em jardins botânicos" apresenta os desdobramentos de ações educativas feitas por aqui, tomando como ponto de partida a campanha "Eu curto sagui: ele lá, eu aqui!". A publicação é produto de três pesquisas realizadas no Jardim Botânico. A primeira delas foi um levantamento de satisfação e, nele, revelou-se que a trilha ecológica é o local preferido dos visitantes. Concluiu-se, então, que é nessa área onde há maior contato com os saguis. O segundo estudo foi um levantamento do conhecimento do público sobre o sagui, mostrando que os visitantes tinham noções básicas dos hábitos alimentares do animal e que seu comportamento poderia ser alterado pela ação humana. Por fim, a última pesquisa analisou como a sociedade recebeu as informações e instruções da campanha.
O artigo teve produção de Vinícius Sementili Cardoso, Vitória de Paula Pereira Cesar, Luiz Carlos de Almeida Neto e Ana Gabriela Pinheiro Serigatto. Uma das pesquisas que embasou a publicação foi realizada por Bruna Mendonça. Os autores destacam que publicar um trabalho em um veículo especializado de tamanha credibilidade e com distribuição mundial faz o Botânico adquirir ainda mais notoriedade no meio e tornar-se uma referência quando o assunto é conservação e manutenção da harmonia entre sociedade e natureza. O link para conferir a publicação na íntegra é:
https://www.bgci.org/wp/wp-content/uploads/2021/11/Roots18.2MedRes.pdf.
Fonte: jcnet
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.