19 de Janeiro de 2025

Batalha chega a 3,20 m e DAE alivia rodízio para 24 por 24h


As chuvas dos últimos dois dias trouxeram um respiro e tanto para o Rio Batalha. Na noite desta sexta-feira (19), o nível da lagoa de captação do manancial, que estava em 1,52 metro há dois dias e corria o risco de colapsar, chegou a 3,20 metros, exatamente o considerado ideal pelo DAE. Com isso, a autarquia aliviou o rodízio para os cerca de 35% dos bauruenses abastecidos pelo Sistema Batalha/ETA. Agora, o esquema volta a ser de 24 por 24 horas, bem mais ameno do que o revezamento até então vigente, que era de um dia com água e três dias sem.

O novo sistema de rodízio já começou a valer ontem, com abastecimento dos bairros do grupo 1: regiões da Vila Falcão, Jardim Ouro Verde, Vila Independência e Parque dos Sabiás. Neste sábado (20), a água vai para o grupo 2: regiões do Centro, Altos da Cidade e Estoril 1 e 2 (veja a relação completa dos bairros de cada setor no quadro abaixo). Já no domingo (21), volta ao grupo 1 e, assim, sucessivamente.

GRADATIVO

O DAE faz a ressalva que a retomada do abastecimento é sempre gradativa. "O tempo de normalização varia de acordo com o tamanho e consumo de cada região, podendo sofrer instabilidade no fornecimento devido à baixa vazão da captação do Rio Batalha. As demais regiões abastecidas por água subterrânea (poços) não serão afetadas pela interrupção no fornecimento de água", afirma.

De acordo com o presidente do DAE, Marcos Saraiva, mesmo com a melhora significativa do Batalha, ainda não é possível encerrar o rodízio de maneira permanente, pois será necessário um acompanhamento de como a lagoa irá se comportar nos próximos dias. Assim, a medida não possui prazo definido, podendo ser interrompida quando o sistema voltar a ficar equilibrado ou até retornar ao modelo de racionamento mais severo.

USO RACIONAL

A autarquia também destaca que a participação da população é fundamental para que o rodízio funcione adequadamente e para que todas as regiões sejam abastecidas no período estabelecido, já que a crise hídrica ainda não foi superada.

Por fim, o DAE atenta para o uso racional da água, evitando lavagem de calçadas, quintais e carros, e lembra que a fiscalização contra o desperdício continua em toda a cidade, inclusive com autuações de quem desrespeita as normas.

CAMINHÕES-PIPA

A população pode solicitar caminhões-pipa através do 0800-7710195 (ligações apenas de telefone fixo) ou 3235-6140 e 3235-6179 (ligações de celular). Os números (14) 99886-4836, 99886-4901 e 99886-4735 recebem exclusivamente solicitações de caminhões-pipa no período das 8h às 17h.

Sem previsão de mais chuva

Nesta sexta-feira (19), de acordo com os dados do IPMet da Unesp, choveu um acumulado de 18,3 milímetros em Bauru (medição atualizada até as 20h). Somado aos 37,3 milímetros das precipitações de quinta (18), o volume foi fundamental para a elevação do nível da lagoa de captação do Rio Batalha.

Contudo, segundo as previsões do órgão, as chuvas devem parar por aqui. O IPMet explica que, após a passagem da frente fria, o tempo volta a ficar estável em grande parte do Estado, incluindo em Bauru, com céu parcialmente nublado neste sábado (20) e sem previsão de chuva até, pelo menos, a quinta-feira (25) da semana que vem.



Fonte: JC Net

Fonte: jcnet

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.