O atacante Karim Benzema confirmou o favoritismo nesta segunda-feira, 17, ao ganhar a Bola de Ouro 2022, tradicional premiação individual do futebol mundial, oferecida desde 1956 pela revista “France Football”, em cerimônia realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris. Campeão da última edição da Liga dos Campeões e do Espanhol, o centroavante francês foi eleito o melhor jogador do planeta na temporada 2021/2022, superando o segundo colocado Sadio Mané, que trocou o Liverpool pelo Bayern de Munique, e Kevin De Bruyne, do Manchester City, que completou o pódio. Companheiro de ataque de Benzema no time madrileno, o brasileiro Vinicius Júnior ficou na 8ª posição, sendo o melhor futebolista do país no ranking. Fabinho, do Liverpool, ficou na 14ª colocação, enquanto Casemiro, que trocou o Real Madrid pelo Manchester United, ocupou o 17º lugar. Maior vencedor da história da Bola de Ouro com sete troféus, o argentino Lionel Messi, do Paris Saint-Germain, ficou fora da lista dos 30 finalistas. O mesmo aconteceu com Neymar, camisa 10 do PSG e da seleção brasileira. Para elaborar o ranking, vale lembrar a revista contou com avaliações de 180 jornalistas especializados. A premiação não tem relação com o “The Best”, elaborado pela Fifa, órgão que rege o futebol mundial.
Na cerimônia, a “France Football” também distribuiu o prêmio para a melhor jogadora da temporada 2021/2022. Campeã da última edição, a espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, ficou novamente com a Bola de Ouro. Desta vez, ela superou a inglesa, Beth Mead, do Arsenal, que havia sido eleita a craque da Eurocopa Feminina. A revista francesa também deu o Prêmio Kopa, de principal jogador sub-21 do planeta, ao meio-campista Gavi, do Barcelona. O garoto desbancou Bellingham (Borussia Dortmund), Camavinga (Real Madrid), Nuno Mendes (PSG) e Musiala (Bayern de Munique). Novidade desta edição, o Prêmio Sócrates, criado em homenagem ao ídolo do Corinthians e que prestigia boas ações no futebol, foi entregue ao senegalês Sadio Mané, do Bayern de Munique, responsável por construir escolas e hospitais na aldeia em que nasceu. Lançado também neste ano, o Prêmio Gerd Müller, dado ao artilheiro da temporada entre clubes e seleções, ficou com o polonês Robert Lewandowski. Por fim, Thibaut Courtois, do Real Madrid, ainda foi o eleito o melhor goleiro, ganhando o Troféu Yashin. Já o Manchester City foi eleito o “Clube do Ano”.
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.