04 de Julho de 2024

Bispo alemão renuncia após admitir ‘falhas pessoais’ no tratamento de abusos sexuais


Synodaler Weg/Maximilian von Lachner/Divulgação

O bispo católico da cidade alemã de Osnabrück, Franz Josef Bode, renunciou às suas funções reconhecendo “falhas pessoais” no tratamento de abusos sexuais em sua diocese. O pedido foi aceito neste sábado, 25, pelo papa Francisco. “Reconheço expressamente a minha responsabilidade e as minhas falhas pessoais”, declarou o presbítero de 72 anos, pressionado desde a publicação, em setembro, de um relatório da Universidade de Osnabrück, no noroeste da Alemanha, acusando-o de faltar aos seus deveres no tratamento de agressões sexuais contra menores em sua diocese. O papa “aceitou a renúncia”, disse o Vaticano, que rejeitou as saídas motivadas por escândalos de outros altos dignitários da Igreja alemã. “Não havia nenhuma indicação antes do anúncio de sábado de que Bode havia se oferecido para renunciar”, acrescentou a autoridade religiosa.

Franz Josef Bode, bispo de Osnabrück desde 1995 e vice-presidente da conferência episcopal, fez uma declaração em forma de mea culpa. “Durante muito tempo lidei mais com os culpados e a instituição do que com as vítimas. Eu avaliei mal os fatos. Muitas vezes atuo de forma hesitante e às vezes tomei más decisões”, reconheceu. O prelado, que voltou a “pedir perdão” às vítimas, mencionou também problemas de saúde como motivo para a renúncia. Até agora, ele havia descartado renunciar e se envolveu no processo de modernização empreendido pela Igreja Católica alemã em favor da bênção das uniões homossexuais, do casamento dos padres e de um lugar mais importante para as mulheres.

*Com informações da AFP


Fonte: jovempan

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.