Nem mesmo a forte chuva que atingiu Bauru nesta sexta-feira (26) impediu os consumidores de irem às compras para aproveitar as promoções da Black Friday. Na cidade, as ofertas, que chegam a até 70% de desconto, começaram na segunda-feira (22) e seguem neste fim de semana, na chamada Black Week, e as vendas do período deverão ser o termômetro para indicar o comportamento do bauruense neste Natal.
Como, até o momento, os resultados são positivos, os lojistas do comércio central e dos dois shoppings do município demonstram otimismo com o que está por vir até o fim do ano. Segundo Odair Secco Cristovam, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Bauru, muitos consumidores, inclusive, aproveitaram os descontos para antecipar algumas das compras de fim de ano, como peças de roupas, calçados e acessórios para usar nas festas e presentes de amigo-secreto e Natal para colegas e familiares.
"Muitas pessoas também foram às lojas em busca de itens que deixaram de comprar durante o ano, por causa da pandemia. Ainda há uma demanda reprimida que está sendo atendida agora, porque as pessoas estão mais seguras e o comércio, funcionando sem restrição de horário, mas com todos os protocolos sanitários. Por isso, a expectativa é de um final de ano muito bom para o comércio", observa.
De acordo com Cristovam, a projeção é fechar a semana com resultados melhores do que os alcançados na Black Week de 2019, período pré-pandemia, o que deve se repetir em relação às vendas de Natal. Gerente geral do Bauru Shopping, Ivan Mouta revela que o fluxo mais intenso de clientes no centro de compras começou a ser registrado desde quarta-feira (24).
EXPECTATIVA
Até ontem, segundo Mouta, a média de consumidores circulando já era 9% maior na comparação com a Black Week de 2019. A expectativa é de que esse patamar se mantenha ao menos até domingo, quando a semana de promoções termina.
"Ainda não temos o resultado das vendas, mas alguns lojistas já estão contabilizando faturamento superior a estes 9%, até porque, no sábado e domingo, recebemos muitas pessoas da região. Todas as previsões estão sendo correspondidas até o momento e, por isso, estão todos muito animados para as vendas de Natal", acrescenta.
No Boulevard Shopping, o clima de otimismo também se repete. Segundo Higor Ribeiro, gerente de compras de uma rede de lojas de confecções que possui uma unidade no centro de compras, além de garantir boas vendas, a Black Friday também tem funcionado como vitrine para os consumidores conhecerem as novidades que foram preparadas para o final do ano.
"Estamos muito animados e preparados para receber os clientes, para que as vendas sejam as melhores possíveis neste Natal. E quem quiser antecipar as compras ainda pode encontrar camisetas na loja a partir de R$ 29,90", frisa.
PANETONES E PRESENTES
Uma das consumidoras que aproveitou as promoções no Boulevard foi a administradora Juliana Bertozzi, 38 anos, que levou para casa um tamanco, uma calça e blusinhas para ela e a filha, de 12 anos. "Vim comprar algumas coisas que estava precisando e consegui encontrar descontos de 30%. Depois de tudo o que o País passou, a gente merece comprar pagando menos", comenta.
A doméstica Nilza de Souza Santos, 61 anos, foi às compras na Black Friday promovida pelo Bauru Shopping. Acompanhada da filha Erika Cristina dos Santos, 35, e da neta Eloise Cristina Teodoro, 13, escolheu panetones e doces, além de utensílios para casa.
Já Erika descobriu uma promoção de camisetas do Naruto e antecipou o presente de Natal de um dos filhos. "O desconto está bom e ele adora o personagem. Tenho certeza que ficará muito feliz", prevê a avó Nilza.
A empresária Márcia Donega, 47 anos, também levou doces e outras guloseimas para casa, a pedido da filha Bruna, e aproveitou o passeio pelo Calçadão da Batista de Carvalho para comprar cosméticos e embalagens plásticas. "Fizemos muitas compras hoje (ontem) por causa dos descontos. Então, teremos que deixar para escolher os presentes de Natal na semana que vem. Vamos pesquisar e comprar com calma", completa.
Fonte: jcnet
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.