O ex-presidente Jair Bolsonaro conta agora com um novo advogado em sua defesa no Supremo Tribunal Federal (STF). O criminalista Celso Sanchez Vilardi foi oficialmente designado para assumir os casos que envolvem Bolsonaro, substituindo Paulo Cunha Bueno, que permanecerá na equipe de defesa. Celso Vilardi possui formação em Direito e é mestre em Direito Processual Penal pela PUC-SP, além de lecionar na Fundação Getulio Vargas (FGV). Atualmente, Bolsonaro enfrenta indiciamentos pela Polícia Federal, que o acusam de crimes relacionados à tentativa de desestabilização do Estado Democrático de Direito. Ele aguarda uma possível denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por conspiração. O novo defensor também representará Bolsonaro em investigações que envolvem a venda irregular de joias da Presidência e a falsificação de cartões de vacinação.
Em janeiro de 2024, a Polícia Federal iniciou uma apuração sobre supostas ligações de Carlos Bolsonaro em um esquema de espionagem ilegal na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que teria sido utilizado para fins pessoais da família. Além dessas questões, há investigações em andamento sobre a propagação de notícias falsas atribuídas a Bolsonaro e o vazamento de documentos sigilosos relacionados a um inquérito que investiga agressões a ministros do STF. O Supremo também está averiguando se houve alterações na liderança da Polícia Federal com o intuito de favorecer filhos e aliados do ex-presidente.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.