Tecido, algodão, linha de costura, lã, botões, cola quente e laços. Nas mãos de Zenir Pegoraro de Souza, de 90 anos, e de sua cuidadora, Elisângela Garbes, de 46 anos, esses e outros materiais "dão vida" a coloridas bonecas de pano e tecem os fios da solidariedade. Mais de 70 unidades já estão prontas e embaladas para serem doadas a crianças em situação de vulnerabilidade social e até a idosos neste Natal, em Bauru. E elas prometem que muitas outras ainda serão produzidas até 18 de dezembro, data marcada para as entregas.
A iniciativa solidária da dupla nasceu da necessidade de encontrar uma espécie de passatempo. Moradora da região central, a aposentada Zenir, que foi professora do primário na Escola Estadual Professor Luiz Castanho de Almeida, é cuidada há 12 anos por Elisângela. Há pouco mais de doze meses, a idosa sofreu um AVC. A cuidadora, então, passou a procurar por atividades que as ajudassem a passar o tempo, como desenhar e ler a Bíblia.
"Em agosto deste ano, o filho dela precisou fazer uma viagem de um mês e eu procurei uma atividade nova para desenvolver com ela. Encontrei no Facebook um tutorial de como produzir essas bonecas de pano e deu muito certo. Quando vimos, já tínhamos muitas unidades e decidimos que doaríamos para as crianças carentes. E isso se tornou nossa missão. Conseguimos fazer uma por dia, às vezes duas. É motivo de muito orgulho para nós", conta Elisângela, com a aprovação da "princesa", maneira como carinhosamente chama Zenir.
As bonecas serão doadas a crianças do Paiva e de abrigos municipais (onde ficam crianças e adolescentes órfãos ou em situação de vulnerabilidade). "Além das crianças, também queremos entregar em asilos. Soube de uma clínica onde as idosas brigam para poder ficar com uma boneca, que até perdeu um dos braços durante as disputas. Então, nós vamos doar lá para que cada uma possa ter a sua", detalha Elisângela.
AJUDA
Além das bonecas, também serão doados brinquedos (leia mais ao lado) e sacolinhas surpresa, que estarão cheias de doces para adoçar o Natal da criançada. "Todo o material que usamos para confeccionar as bonecas e também os doces estão sendo custeados por uma moradora aqui do nosso prédio. Ela tem um coração enorme e abraçou nossa missão. Está nos ajudando muito", conclui a cuidadora.
Larissa Bastos
Elisângela e Zenir também estão arrecadando outros brinquedos para integrar à doação, como bolas e carrinhos. "Publiquei um pedido de ajuda no Facebook, mas, até agora, só conseguimos cinco bolas. Queremos agradar os meninos também", conta a cuidadora. Quem puder ajudar deve entrar em contato pelo (14) 99886-0445 (Elisângela).
Fonte: jcnet
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.