22 de Fevereiro de 2025

Butantan traz Lab Móvel para mapear cepas da Covid-19


Nesta segunda-feira (17), o laboratório itinerante do Instituto Butantan, que está retomando as operações, virá a Bauru. O contêiner ficará na Praça Rui Barbosa, no Centro, e o objetivo é mapear e sequenciar o vírus SARS-CoV-2, identificando as variantes que circulam na cidade e adjacências, além de acelerar o processo de testagem dos casos suspeitos de Covid-19.

Neste período, mais 11 municípios serão mapeados, sendo eles Agudos, Avaré, Barra Bonita, Brotas, Cerqueira Cesar, Igaraçu do Tietê, Jaú, Pederneiras e Promissão, além de Marília e Araçatuba. As amostras serão coletadas em suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e encaminhadas ao laboratório itinerante. Ou seja, os testes não são feitos no Lab Móvel.

Com as análises realizadas dentro do laboratório itinerante, é possível obter o resultado em até 24 horas (a partir do momento em que as amostras chegam ao contêiner) e, em seguida, inicia-se o sequenciamento, que pode durar de três a 12 dias, dependendo da variante encontrada. "Nosso objetivo com o laboratório itinerante é analisar as amostras com mais agilidade e assertividade para entender quais regiões do Estado precisam de mais atenção", afirma Sandra Coccuzzo, diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan.

Os moradores das cidades que irão receber o Lab Móvel poderão acompanhar os trabalhos dos pesquisadores de perto. Isso porque a estrutura do veículo, de mais de 12 metros de comprimento e quase 3 metros de altura, conta com uma parte de vidro que permite a observação dos procedimentos realizados pelos cientistas.

"A iniciativa vai possibilitar que as pessoas vejam os equipamentos e cientistas do instituto em ação, aproximando ainda mais a ciência da população brasileira", diz Eduardo Araújo, CEO da Loccus, parceira do Butantan no projeto.

O veículo, equipado com alta tecnologia, possui três sequenciadores genéticos, extrator de DNA, centrífuga, seladora, geladeira e freezer para armazenamento de amostras, entre outros. O investimento total foi de R$ 3 milhões.

O projeto Lab Móvel começou em agosto de 2021, na cidade de Aparecida, e encerrou o ano em Ribeirão Preto. Nesta última cidade, foram 15 dias de trabalho e mais de 190 amostras testadas. Esta será a oitava parada do laboratório itinerante e a primeira de 2022.

RESPONSABILIDADE

Os municípios que recebem o laboratório se responsabilizam por realizar as coletas de amostras em suas UBSs e encaminhá-las ao Lab Móvel. Lá, por sua vez, os especialistas realizam o diagnóstico e, então, separam as amostras positivas para iniciar o sequenciamento e identificar as variantes.



Fonte: JC Net

Fonte: jcnet

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.