A Gliptoteca da Dinamarca anunciou que a cabeça de bronze do imperador romano Septímio Severo será devolvida à Turquia. A decisão foi tomada após um pedido formal do governo turco, que buscava a restituição da peça histórica. O museu, que abriga a obra, reconheceu a importância de devolver o artefato ao seu país de origem. Há quase dois anos, uma estátua do imperador, que estava sem cabeça, foi restituída à Turquia após permanecer por décadas nos Estados Unidos. Essa estátua já havia sido relacionada à cabeça de bronze da Gliptoteca, que foi incorporada ao acervo do museu em 1970, sem informações claras sobre sua procedência.
Em maio de 2023, a embaixada turca na Dinamarca fez um pedido formal para a devolução do bronze. Após investigações, o museu determinou que a peça tinha origem em Boubon, um importante sítio arqueológico romano localizado na atual costa mediterrânea da Turquia. Essa descoberta reforçou a legitimidade do pedido de restituição.
Gertrud Hvidberg Hansen, diretora da Gliptoteca, comentou que a decisão de devolver o artefato foi influenciada pelo contexto de venda ilegal de itens arqueológicos de Boubon. A diretora destacou a importância de restituir peças únicas que foram adquiridas de forma inadequada, contribuindo assim para a preservação do patrimônio cultural turco.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.