O forte calor dos últimos dias associado ao rodízio no abastecimento de água, que atinge os bairros abastecidos pelo sistema Batalha/ETA, fez disparar o número de solicitações por caminhões-pipa, em Bauru. Entre a última sexta-feira (12) e ontem (15), o Departamento de Água e Esgoto (DAE) registrou 348 pedidos por abastecimento emergencial. Para dar conta da demanda, servidores passaram a trabalhar em horário estendido, das 7h às 22h, segundo a autarquia.
Na última sexta-feira, conforme noticiou o JC, a Prefeitura de Bauru decretou situação de emergência hídrica (leia mais nesta página) por conta do baixo nível da Lagoa de Captação do Rio Batalha, que na ocasião estava em 1,94 metro. O ideal são 3,20 metros. No entanto, ao longo do feriado prolongado, baixou mais ainda e, no final da tarde desta segunda-feira, chegou a 1,71 metro, recorde de 2021.
Por ora, está mantido o sistema de revezamento de 24h por 72h entre quatro regiões da cidade. Ou seja, um dia com água seguido de três dias sem o líquido. No entanto, a situação será reavaliada nesta terça-feira (16) e um regime ainda mais rígido não está descartado.
AUMENTO NA FROTA
Para atender às solicitações, além dos sete veículos próprios, o DAE passou a contar com mais três caminhões-pipa contratados em caráter emergencial, autorizados pelo decreto. Como são maiores (de 22 mil litros cada), na prática, a autarquia ampliou em 44% a capacidade de transporte de água.
A demanda de pedidos se concentrou nos bairros que dependem do fornecimento do sistema do Rio Batalha. Ainda de acordo com o DAE, hospitais, UPAs e clínicas têm prioridade no atendimento, assim como residências com idosos, acamados e deficientes. No entanto, todas as solicitações estão sendo atendidas, informou o órgão.
Ainda segundo o DAE, o consumo disparou durante o feriado, tendo em vista o forte calor. O Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet) registrou 32,9 graus no feriado de Proclamação da República. Ainda segundo o IPMet, só deve chover na quinta-feira (18), mas em volumes pouco expressivos, e as máximas ficarão na casa dos 30 graus.
PLANTÃO
Além de estender o horário dos servidores, o DAE afirma manter uma equipe trabalhando durante a madrugada para situações emergenciais, em qualquer época do ano.
Para solicitar caminhões-pipa, a autarquia disponibiliza os telefones 0800-7710195, que recebe ligações apenas de telefone fixo, ou 3235-6140 e 3235-6179 para ligações de celular.
Nesta terça-feira (16), o Departamento de Água e Esgoto (DAE) deve retomar o contato com locadoras de caminhões-pipa para tentar ampliar a frota. Neste momento, os contratos sem licitação são possíveis por conta do decreto de situação hídrica publicado na última sexta-feira (12). De acordo com o presidente do DAE, Marcos Saraiva, a ideia é alugar mais sete veículos, além dos três que já estão atendendo, para transportar água limpa excedente dos poços artesianos para reservatórios.
A estratégia do Departamento é alugar outros 15 caminhões de grande capacidade (até 30 mil litros) para transportar água bruta de lagoas da região para a Estação de Tratamento de Água (ETA).
A médio prazo, estão previstas perfurações de quatro poços profundos, com custo estimado de R$ 4 milhões cada, e pelo menos outros cinco menores em bairros mais críticos, como Jardim Solange e Parque dos Sabiás.
Fonte: jcnet
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.